Vigilância Sanitária promove capacitação sobre manipulação de alimentos

As visitas têm o objetivo de qualificar os profissionais da Visa sobre boas práticas de manipulação de alimentos

Fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizam nesta sexta-feira (7) visitas técnicas a duas fábricas de laticínios do sertão de Alagoas. Os dois locais, localizados em São José da Tapera e Olho D’Água das Flores, foram considerados modelo em boas práticas de manipulação de alimentos.

Segundo Aírton Santos, coordenador geral da Visa do município, cerca de dez profissionais estão envolvidos na ação. “São fiscais, nutricionistas e outros profissionais que acompanharão de perto o processo de fabricação de produtos como queijo manteiga, queijo coalho, manteiga desde a sua manipulação até sua embalagem para comercialização”, explica o coordenador.

Fiscais da Visa durante fiscalização de laticínios em supermercado. Foto: Arquivo/SMS

“Esse é um dos compromissos da Visa e da gestão JHC, a capacitação contínua de seus profissionais para que eles prestem um serviço cada vez melhor à população. Então, essa troca de experiências entre o laticínio Serra do Vento, em Olho D’Água das Flores, e a Casa do Queijo, em São José da Tapera, serão muito importantes para a qualificação de nossos fiscais, já que são dois locais considerados referência em termos de boas práticas na fabricação desses produtos”, completa Aírton Santos, coordenador da Visa.

Uma das atividades da Vigilância Sanitária é fiscalizar estabelecimentos que comercializem laticínios, tais como supermercados, lanchonetes, mercados buscando sempre observar se os produtos vendidos possuem o SIE (Selo de Inspeção Estadual) e o SIF (Selo de Inspeção Federal), que garantem a segurança e a procedência de produtos de origem animal, que devem atender aos critérios exigidos pela legislação.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Fechar