Transtorno do Espectro Autista e suas particularidades é tema de live nesta sexta (9)

Pedagogos da rede municipal poderão traçar estratégias de abordagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista

Live promoverá reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta sexta-feira (9), às 17h, a mesa “Um olhar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. O encontro virtual ocorrerá pelo Youtube da Semed.

O evento faz parte da formação continuada de educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e visa ampliar o conhecimento necessário para atuação desses profissionais. Durante a conferência serão apresentadas estratégias educacionais especializadas, com o objetivo de proporcionar aos pedagogos uma reflexão, a partir das particularidades motoras, intelectuais e comunicativas do aluno com TEA.

A mesa será conduzida pela a professora e doutora Ana Rodrigues da Costa e pela doutoranda Maria Lourdes da Silva Moreira, ambas da Universidade Fernando Pessoa da cidade de Porto, em Portugal. A palestra terá, ainda, a mediação da coordenadora de Educação Especial da Semed, Cláudia Valéria Alves.

Em 2020, a rede municipal de educação atendeu 315 alunos com espectro autista. Atualmente, já são 540 estudantes. Isso representa um aumento de 58% de alunos com TEA nas escolas de Maceió.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Semed, esse crescimento significativo é um dos fatores que torna necessária a exploração do tema. Para Cláudia, a live é um meio de fortalecer o AEE, capacitando ainda mais os profissionais da educação especial da rede municipal.

“Nós fizemos um levantamento no início do ano acerca das temáticas que os professores tinham mais necessidade de abordagem e o autismo veio na maioria das salas. Com isso, buscamos dialogar e discutir as particularidades das crianças com TEA. Esse momento é mais um braço fortalecedor para o trabalho do professor do AEE, na escola”, explica a coordenadora.

Nathan Araujo (estagiário)/Ascom Semed

Fechar