SMS e 199: recursos da Defesa Civil de Maceió que ajudam a salvar vidas

Serviços gratuitos ajudam órgão a manter uma relação com a população

A Defesa Civil de Maceió dispõe de dois serviços que podem objetivamente salva vidas: o atendimento através do 199 e o serviço de mensagens de alerta, encaminhadas por SMS. Qualquer maceioense pode entrar em contato com o órgão e assim evitar tragédias e mortes.

Maceió é uma cidade construída em uma região com vários acidentes geográficos e a ocupação desordenada, associado ao desmatamento das áreas de encosta, faz com que o município tenha mais de 550 pontos de riscos para ocorrências. Ou melhor, boa parte da população da capital reside em áreas de risco.

A Defesa Civil está alerta às solciitações. Foto: Ascom Defesa Civil

E é para evitar que estas pessoas estejam em risco de morrer, o contato direto com a Defesa Civil se faz necessário e determinante para o processo de convivência com a quadra chuvosa. De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil, Osvaldo Palagani, o telefone 199 é essencial para que o órgão seja informado com precisão o local onde é necessária atuação e assim se minimize os riscos de qualquer eventual fatalidade ou acidente trágico com moradores.

“Esse telefone é muitas vezes esquecido pela população, o que faz com que muitas das nossas ocorrências sejam identificadas pelas equipes de campo. Quando isso ocorre, o tempo de resposta muda, uma vez que os técnicos precisam parar no caminho, abrir uma ocorrência, fazer o atendimento inicial, comunicar a base para encaminhamento”, explica Palagani.

A queixa de Palagani fica clara quando avaliamos os números de ocorrências das últimas chuvas que atingiram Maceió. No final de mês de março, uma sequência de dias chuvosos provocou algumas situações.
No dia 27 de março, um total de 66 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil, mas apenas 22 delas foram feitas pelas ligações para o 199. Os demais outros 44 registros foram identificados durante as rondas das equipes.

Já no domingo (11), foram atendidas 288 ocorrências por conta da alta pluviosidade que se abateu sobre a capital do Estado. Apenas 184 foram comunicadas pela Central 199, ficando outras 104 situações para serem registradas durante as rondas das equipes.

Mensagem que salva

Já a mensagem SMS é um serviço que pode salvar vidas. Elas são encaminhadas para o celular dos maceioenses – cadastrados previamente, ao requererem o serviço. O conteúdo da mensagem enviada pela Defesa Civil dá conta das condições que podem ameaçar a vida de quem mora em áreas de risco.

Alertas chegam ao celular dos maceioenses. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Joanna Borba, coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), explica que há diversas possibilidades para o envio das mensagens.

“Nós podemos encaminhar um aviso para toda Maceió, alertando sobre chuva forte e a possibilidade de alagamentos, mas também podemos escolher uma determinada região, como Jacintinho e Feitosa, e mandar um alerta apenas pra essa região onde há o risco de deslizamento de barreiras”, explicou a coordenadora.

Esse serviço é disparado para população com horas de antecedência, o que pode significar a diferença entre ficar ou deixar uma área de risco, ou seja, é o aviso que pode evitar um desastre fatal.

“Como esses avisos são disparados com algumas horas de antecedência, as pessoas podem buscar locais seguros, como casa de parente. Isso faz toda a diferença”, defende Borba.

Para receber as mensagens, basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199. No campo de texto da mensagem, a população deve enviar o número do CEP da casa onde mora, rapidamente o cidadão receberá uma mensagem confirmando a validação do cadastro.

Fechar