SMS abre inscrições para capacitação de servidores municipais em saúde mental

Interessados poderão se inscrever até o dia 21 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nos dias 26 e 27 de maio uma capacitação on-line sobre saúde mental para todos os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de médicos e farmacêuticos que atuam na Atenção Primária do município de Maceió. Interessados já podem realizar suas inscrições clicando aqui.

A iniciativa partiu de uma parceria entre a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) com a Coordenação de Atenção Primária da SMS e tem o objetivo de preparar os profissionais para que possam agregar práticas de saúde mental ao trabalho que já desenvolvem na rede municipal de saúde da capital. 

Capacitação sobre doenças renais
Capacitação em saúde mental é voltada para todos os profissionais do NASF, além de médicos e farmacêuticos da Atenção Primária. Foto: Arquivo/ Ascom SMS

Sheila Ferro, gerente da GAP, afirma que as demandas de saúde mental estão presentes em todos níveis de atenção à Saúde e que, quando os profissionais estão preparados, podem direcionar melhor a população, evitando, inclusive, que esse cuidado se restrinja apenas aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da capital.

Material disponibilizado pela Gerência de Atenção Psicossocial da SMS.

“O profissional que atua na Atenção Primária pode realizar práticas em Saúde Mental, independentemente de suas formações específicas, e foi nisso que pensamos ao criar esse encontro, pois se todos tiverem um olhar técnico nesse sentido, o usuário só tem a ganhar”, conclui a gerente.

O curso será dividido em duas etapas. Na primeira, serão contemplados os trabalhadores dos 1º, 2º, 4º, 5º e 8º Distritos Sanitários (DS) e, na segunda, será a vez daqueles que atuam nos 3º, 6º e 7º DS.

Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Fechar