Serviço de Convivência adapta rotina para atender usuários na pandemia

Equipes continuam prestando atendimento de forma virtual e realizam visitas, respeitando as normas de distanciamento social

Usuários não deixaram de ser atendidos durante a pandemia. Foto: Ascom Semas

Desde o começo da pandemia da Covid-19,  as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tiveram que adaptar a rotina  de trabalho para continuar atendendo aos usuários.

As equipes prestam atendimento online, por meio de chamadas de vídeo, ligações, bem como fazem visitas e entregas de materiais para usuários do Serviço de Convivência, que inclui idosos, crianças e adolescentes e mulheres, sempre respeitando as regras de distanciamento.

Os grupos do Serviço de Convivência são conhecidos por festejarem juntos as datas comemorativas. Pensando em manter esse vínculo entre profissionais e usuários,  uma programação especial foi organizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont, Área Lagunar e Dom Adelmo Machado para que comemorassem o São João, mesmo que à distância.

Cras Santos Dumont levou o São João para a casa dos idosos. Foto:Ascom Semas

O Cras Santos Dumont levou o São João para a casa dos idosos que participam do Serviço de Convivência, com  muita alegria, dança e muita animação. Todos os idosos, foram presenteados com kits juninos.

 “Foram dias incríveis com nossos usuários. Agradecemos a Deus em poder contribuir com cada um deles. Cada visita foi uma emoção diferente. Também agradecemos ao grupo de dança Saidinha que levou muito forró para os nossos idosos’’, afirmou Katarina Lins, coordenadora do Cras Santos Dumont.

Cras Dom Adelmo realizou o São João DendiCasa

Já o Cras Dom Adelmo Machado, no bairro do Prado, também realizou o ‘São João DendiCasa’. “A ideia foi levar alegria, as lembranças afetivas dos festejos juninos para porta de casa e revisitar os nossos idosos e deixar uma canjica, para celebrar a data’’, disse a coordenadora do Cras Djane Pacheco.

No Cras Área Lagunar as comemorações juninas  foram feitas de forma virtual, entre os idosos e crianças atendidos na unidade. Segundo a educadora social, Ana Cristina Lima, em tempos pandêmicos, inovar é a palavra-chave.

“Como as recomendações ainda são de  distanciamento social, celebramos as festividades juninas remotamente. E ainda assim não faltou alegria, animação e muito forró no Arraiá Área Lagunar. A festança aconteceu virtualmente via WhatsApp com apresentação de vídeos, fotos,  sorteios de Balaios e concursos de personagens juninos”, disse Ana.

Arraiá Área Lagunar presenteou usuárias com balaio. Foto: Ascom Semas

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, executa ações e atividades culturais, trabalham a questão da identidade, além de proporcionarem troca de experiências e vivências entre as famílias, fortalecendo assim os vínculos familiares e sociais.

Ascom Semas

Fechar