Segurança Comunitária reordena comércio para melhorar fluxo de ambulâncias

Ambulantes não poderão mais comercializar na calçada do Pam Salgadinho e a medida visa organiza o tráfego de ambulâncias e veículos de desembarque de passageiros no local

A partir desta segunda-feira (21), a calçada do Pam Salgadinho não poderá ser utilizada pelos sete ambulantes que comercializam produtos no local. A medida foi tomada logo após a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió (Semscs) constatar que eles estavam obstruindo a passagem de ambulâncias e carros que chegam com pacientes. Nas próximas semanas, com o apoio da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), os ambulantes serão realocados para um espaço dentro do próprio posto.

Representantes da Prefeitura de Maceió e ambulantes conversaram sobre a melhor forma de realocar o comércio informal no Pam Salgadinho. Foto: Ascom Semscs

A Secretaria Municipal de Saúde colocou à disposição da Semscs um terreno em anexo do posto para que os ambulantes utilizem do espaço de forma provisória. Enquanto o espaço não é disponibilizado, os ambulantes poderão utilizar a calçada em frente ao Pam Salgadinho.

Os ambulantes serão reordenados nos próximos dias e irão seguir as recomendações da Semscs. Fotos: Ascom Semscs.

A ambulante, Rosivânia dos Santos, comercializa na região do posto há 10 anos e falou sobre a mudança. “Trabalho aqui há 10 anos e estava achando que não teria para onde ir. Ainda bem que encontraram essa solução. Vamos torcer para que tudo dê certo. O local é muito bom e vamos continuar aqui com nosso comércio, na certeza de que teremos um local para vender nossos produtos”, disse a ambulante.

A ambulante Rosivânia conta que o terreno foi uma ótima opção para que eles continuem vencendo no local. Fotos: Ascom Semscs

Para o secretario Thiago Prado, o diálogo com os ambulantes está sendo constante e busca o equilíbrio para ambas as partes. “Mais uma vez estivemos lá no Pam Salgadinho para conversar com os comerciantes informais e tentar encontrar um ponto de equilíbrio que atenda o interesse de todos. Com esse novo local, nós teremos uma calçada livre para circulação, sem locais de obstruções e as ambulâncias vão poder circular sem maiores problemas”, destacou o secretário sobre a mudança e reordenamento.

Terreno fica localizado dentro do Pam e passará por adequação para receber ambulantes informais. Foto: Ascom Semscs

Ainda de acordo com Thiago Prado, a ideia é criar um espaço organizado, padronizado e agradável, além de ajudar a manter a renda dessas famílias. A Semscs destaca ainda que o local não será colocado à disposição de forma definitiva, e caso a Secretaria Municipal de Saúde precise, os ambulantes precisarão ser deslocados.

Foto: Ascom Semscs

Estiveram presentes na reunião, representantes da Semscs, a diretora do Pam Salgadinho, Marluce Rezende e os ambulantes.

Nathália Lopes / Ascom Semscs

Fechar