Secretaria da Mulher planeja estratégias de combate à violência

Em visita à Casa da Mulher, foram discutidas novas ações e políticas públicas para a capital

Prefeitura de Maceió tem garantido funcionamento da Casa da Mulher. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió segue empenhada em fortalecer medidas que assegurem seu compromisso com a segurança da mulher. Nesta terça-feira (20), a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, visitou, acompanhada do vice-prefeito Ronaldo Lessa, a Casa da Mulher, localizada na Praça Sinimbu, no bairro do Centro. Lá, foram discutidas novas ações e políticas que serão aplicadas, além da campanha Agosto Lilás. 

A rede de acolhimento e assistência às vítimas de violência doméstica no estado está, desde o mês de maio, funcionando com todo o aparato e de forma integral. A Prefeitura é parceira da iniciativa e tem garantido suporte para que a casa atenda com toda estrutura necessária. 

Vice-prefeito Ronaldo Lessa também esteve na ocasião. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

“A Casa da Mulher é um exemplo em eficiência não só para Maceió, mas para todo o País. São medidas assim que garantem a proteção dessas vítimas. Os dados são alarmantes, não podemos fechar nossos olhos para o que acontece com tantas mulheres. Há muito ainda para ser feito, mas, sem dúvidas, estamos no caminho certo”, declarou o vice-prefeito.

Encontro foi marcado por planejamentos e estratégias. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Também estiveram presentes as vereadoras Olívia Tenório e Silvania Barbosa. A coordenadora apresentou o fluxograma da Casa, que foi inaugurada em janeiro. No prédio,  as mulheres podem permanecer por até 48 horas. Nesse tempo, as vítimas são assistidas com programas sociais e de assistência psicossocial. Além do alojamento temporário, o equipamento conta com salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação. E, se não for possível encontrar um novo lar seguro para elas, as mulheres são encaminhadas para a Casa Abrigo.

“Hoje, discutimos novos planos e metas para fortalecer nosso trabalho. A Prefeitura está do lado de instituições sérias e, claro, dessas vítimas de violência, especialmente doméstica. Muitas mulheres não encontram forças para denunciar seus agressores, pois não tinham esse acolhimento, mas agora essa realidade é outra. Temos um equipamento completo para atendê-las e garantir uma vida melhor e segura a essas mulheres e crianças”, pontuou Ana Paula Mendes. 

Agosto Lilás

O encontro também definiu estratégias para a campanha de Agosto Lilás, uma campanha destinada a conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. Durante todo o mês, em todo o Brasil, são promovidas ações de esclarecimento e conscientização sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.  

“O próximo passo para combater esse mal é a informação. A estrutura para amparar essas vítimas nós já temos. Com o vice-prefeito e nossas vereadoras, esse trabalho será ainda mais sólido e eficaz”, concluiu Ana Paula.

Serviço

Os atendimentos às vítimas de violência doméstica ocorrem de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Na casa funciona o Juizado, uma Delegacia, a Defensoria Pública, a promotoria, a Patrulha Maria da Penha e outros órgãos da rede de proteção às mulheres. O telefone para contato é o (82) 2126-9650.

Millena Barroca/Secom Maceió

Fechar