Saúde promove ações no Dia da Luta Antimanicomial em Maceió

Profissionais da assistência em saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram, nesta terça-feira (18), uma tarde de ações voltadas ao dia D de luta antimanicomial. O evento, que ocorreu no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, contou com a exposição de produtos desenvolvidos pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maceió, exposição de banners sobre o tema, “aulão” integrado de capoeira e competição de xadrez.

Usuários e profissionais do CAPS Noraci Pedrosa em “aulão” integrado de capoeira. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom SMS

O dia marca a mudança definitiva na forma de cuidar de pacientes com enfermidades mentais que, por muitos anos, foi pautada no isolamento e maus-tratos em manicômios e hospitais psiquiátricos.

“A sociedade precisa entender que a exclusão nunca será a melhor saída e esse dia é a prova disso. Aqui, nossos usuários mostram, na prática, que o cuidado em liberdade traz resultados incríveis. As pessoas que passam por algum sofrimento psíquico precisam estar inseridas no convívio social para, a partir daí, criarem mecanismos de superação e melhoria de seu estado atual”, disse Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial.

Sheila Ferro, gerente de Atenção Psicossocial da SMS. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom SMS

José Paulo Ferreira é atendido no CAPS Noraci Pedrosa há 19 anos e conta que já sofreu muitos abusos nos serviços pelos quais passou anteriormente.

“Ficava amarrado e batiam em mim com muita frequência. Cheguei, inclusive, a ter um dos braços comprometidos devido ao tratamento desumano. Depois do CAPS, eu voltei a estudar e voltar a ter sonhos”, contou o usuário. 

José Paulo virou monitor em xadrez e hoje ensina nas oficinas do CAPS. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom SMS

A SMS dará continuidade durante toda a semana sobre o tema em todos os CAPS da cidade. Nesta quarta-feira (19), por exemplo, uma sala de espera será oferecida para conscientização dos usuários atendidos no CAPS Alcóol e outras Drogas, localizado no Farol; na quinta-feira (20), haverá exposição de artes desenvolvidas pelos usuários atendidos no CAPS Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, além da apresentação do grupo “As Fridas do Sadi”, ambas no Mirante de Bebedouro.

O término da programação se dará com um varal expositivo, exibição de vídeo e roda de conversa sobre o tema que serão realizados no CAPS Dr. Rostan Silvestre, localizado na Jatiúca.

Polyanna Monteiro – Ascom – SMS

Fechar