Quintal Produtivo estimula qualidade de vida aos usuários da USF Aliomar Lins

Projeto possibilita alimentação saudável, espaço terapêutico e fonte de renda por meio do cultivo de hortaliças

Com o intuito de proporcionar qualidade de vida e segurança alimentar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o projeto “Quintal Produtivo e Horta Comunitária: uma forma de subsistência com segurança alimentar” com 13 famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família Aliomar Lins, localizada no Benedito Bentes. A ação aconteceu nesta sexta-feira (19) na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada próxima à unidade.

O projeto, que é coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e tem o apoio das Unidades de Saúde da Família de Maceió, favorece o bem-estar físico e mental por meio do cultivo de hortaliças, além de fomentar a socialização, o consumo de subsistência e a comercialização da produção cultivada.

Projeto beneficiou 13 famílias cadastradas na USF Aliomar Lins. Foto: Ascom/SMS

De acordo com a assistente social e apoiadora institucional do Nasf, Maria Lúcia Barbosa, o Quintal Produtivo é uma forma de promover qualidade de vida e estimular práticas saudáveis. “A proposta é trazer mais saúde e qualidade de vida aos usuários para que eles possam plantar, colher e se alimentar de forma saudável, com segurança alimentar, além de levar a eles as devidas orientações nutricionais sobre os benefícios das hortaliças. Através de hábitos saudáveis, como este, pode haver a possibilidade de uma redução na taxa de doenças como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas relacionadas ao fator de risco como a obesidade”, ressaltou.

Maria Lúcia Barbosa, assistente social e apoiadora institucional do Nasf. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Segundo Paula Elane, gerente administrativa da USF Aliomar Lins, o projeto oportuniza um espaço terapêutico e uma fonte de renda para os usuários. “O Quintal Produtivo é um projeto muito importante porque por meio dele os nossos usuários ganham um espaço terapêutico e, também, há a possibilidade deste projeto se tornar uma fonte de renda na vida deles. Então, só tenho que agradecer a equipe do Nasf por implantar este projeto na Aliomar Lins”, comentou.

Paula Elane, gerente administrativa da USF Aliomar Lins. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Durante a ação, os usuários participam do curso básico de plantio, ministrado pelo engenheiro agrônomo Elton César, que integra a área técnica da coordenação do Nasf na SMS. Eles conheceram mais sobre como fazer e cuidar de umas horta, a escolha do local e preparo do terreno para a plantação, quais as ferramentas e como fazer o controle de pragas e doenças. Ao final da implantação, a equipe do Nasf fez a entrega de kits de plantio para os usuários.

“O Quintal é muito importante porque nos incentiva a ter uma boa alimentação sem o uso de agrotóxicos, nos proporciona uma integração com a comunidade e também conhecemos mais de perto os profissionais de saúde que nos auxiliam nessa caminhada, sem contar que podemos levar a ideia para a nossa família, vizinhos e para o ambiente de trabalho”, afirmou a pedagoga e usuária beneficiada pelo projeto, Adriana Lúcia.

A usuária Adriana Lúcia gosta de cultivar e estendeu esse gosto para a sala de aula. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Ela também destacou o momento em que implantou uma horta na escola em que trabalha. “Eu sou apaixonada por cultivo. Em 2015 tive a ideia de levar o plantio para a escola que trabalho e de lá pra cá só tem rendido frutos. Meus alunos ficaram empolgados com a novidade e, quando viram as plantinhas crescendo, ficaram perplexos”, disse.

As 13 famílias beneficiadas com o projeto Quintal Produtivo serão assistidas durante 1 mês (semanalmente) e, depois, durante 1 ano (uma vez por mês), pelas equipes do Nasf (eNasf/APS 3) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fechar