Primeira Infância Cidadã ultrapassa meta de pessoas acompanhadas em Maceió

O Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC)/Criança Feliz da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) ultrapassou a meta de 1500 indivíduos acompanhados pelo programa em Maceió. O programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilita o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

De acordo com a coordenadora do Primeira Infância Cidadã em Maceió, Wellida Santos, 1510 gestantes e crianças de 0 a 6 anos estão sendo acompanhadas em Maceió pelo Programa Primeira Infância Cidadã.

“O programa tem meta de atendimento de acordo com o porte do município. Para Maceió, a meta é de 1500 indivíduos. Desde 2019, estamos buscando atingir essa meta. Agora que atingimos, teremos a oportunidade de solicitar a ampliação do programa para outros territórios e bairros, aumentando o número de pessoas beneficiadas”, destacou.  

Programa ultrapassou a meta de 1500 indivíduos acompanhados

O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos e acontece nos bairros do Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

Wellida ainda afirmou que o sucesso do programa se dá pelo esforço, dedicação e criatividade da equipe que teve que se reinventar para continuar atendendo às famílias durante a pandemia.

“Antes da pandemia eram feitas entre sete e oito visitas por dia. Com a pandemia, tivemos que no adequar as normas de segurança de prevenção ao Covid-19. Por isso, houve um redução grande das visitas presenciais. Desde abril do ano passado, os visitadores vêm realizando o acompanhamento remoto das famílias assistidas pelo programa através de grupos de WhatsApp, de contatos telefônicos e de redes sociais. Não deixamos de acompanhar essas famílias”, ressaltou.

Programa acompanha 1510 gestantes e crianças de 0 a 6 anos

Para o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, é um momento de comemoração e de parabenizar a equipe do Programa Primeira Infância Cidadã pelo excelente trabalho que tem feito. “É muito bom ver o empenho da equipe do programa. Por causa disso, mais famílias estão sendo beneficiadas, ampliando o atendimento a primeira infância no município, que é uma das metas do Plano de Governo do Prefeito JHC”, afirmou Carlos Jorge.

O programa, mantido pelo governo federal, tem como público alvo crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Vanessa Napoleão/ Ascom Semas

Fechar