Prefeitura recolhe 150 toneladas de lixo e arboriza ponto crônico de descarte irregular

Uma ação promovida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) transformou um ponto crônico de descarte irregular de lixo numa área arborizada nesta quarta-feira (16). No espaço, localizado no Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, foram retiradas cerca de 150 toneladas de resíduos e plantadas 40 mudas de árvores nativas.

A equipe de educação ambiental da Sudes também participou da ação, realizando um trabalho no entorno do ponto revitalizado, indo de porta em porta orientar os moradores da região sobre práticas sustentáveis. Os residentes também participaram da atividade, levando seus filhos para ajudarem no plantio. Aproximadamente, dois mil moradores foram beneficiados com a ação.

Moradores levam seus filhos para participarem da ação. Foto: Ascom Sudes

Moradora da região há 10 anos, Tânia Costa relata que o descarte irregular é constante e espera que a prática seja inibida. “Nós queríamos muito que alguém tomasse providências em relação a isso. E a Prefeitura veio e transformou o ponto em um lugar de vida, onde árvores irão crescer e mudar o ambiente”, disse.

Moradores ajudam no plantio. Foto: Ascom Sudes

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que a participação da sociedade em ações como esta contribuem para o aumento da consciência ambiental.

“Plantar com a participação da comunidade vai muito além de contribuir com a arborização da localidade. A ideia é educar ambientalmente o cidadão, para que ele participe ativamente do cuidado e preservação do que foi realizado e se sinta parte das atividades. Nosso maior objetivo é incentivá-lo a conhecer e cuidar do patrimônio ambiental da nossa cidade”, disse.

Foto: Ascom Sudes

Com o plantio realizado nesta quarta-feira, a Superintendência atingiu a marca de mais de 900 mudas de árvores plantadas desde o início do ano.

40 mudas foram plantadas. Foto: Ascom Sudes

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Fechar