Prefeitura realiza ações preventivas na Grota Santa Helena

Foram feitos trabalhos de limpeza e desobstrução de canal
Alguns moradores acompanharam os trabalhos das equipes – Foto: Max Fernandes

A Grota Santa Helena, no bairro da Chã da Jaqueira, recebeu ações preventivas durante mais uma atuação do Programa Previne Maceió, na manhã desta terça-feira (18). As equipes do Grupo Especial de Trabalho (GET) executaram serviços de poda e supressão de árvores, aplicação de lonas e a desobstrução do canal na comunidade para diminuir os danos provocados pelas chuvas.

Desde o início da semana as equipes estão na comunidade realizando um mapeamento técnico dos serviços necessários. Em alguns pontos, as equipes aplicaram lonas de contenção para tentar evitar o deslizamento de barreiras em locais que apresentam maior risco.

“Nós estamos aproveitando os períodos em que chuva dar uma trégua e continuamos fazendo esse mapeamento dos problemas dentro das áreas que apresentam maior risco. É uma forma de nos antecipar aos problemas que podem ser causados pelas chuvas intensas e proteger a população”, enfatizou o secretário de Governo Francisco Sales, coordenador do Programa Previne Maceió.

Canal que corta comunidade recebeu uma limpeza – Foto: Max Fernandes

Somente na comunidade foram identificadas 20 árvores que apresentavam risco de desabamento e que poderia atingir alguns imóveis. Todas passaram pelo serviço de supressão executados pelas equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

De acordo com o assessor especial da Sudes, Robert Wagner, a equipe técnica identificou a necessidade de fazer a poda de árvores em alguns pontos da Grota, além da limpeza do canal que corta quase toda a comunidade.  

Como o complexo da Grota Santa Helena apresenta algumas áreas de risco para os moradores, o diretor operacional da Defesa Civil, Osvaldo Palagani, detalhou que foi iniciada vistorias nas moradias para encaminhar as famílias que residem locais mais vulneráveis aos programas socioassistenciais e habitacionais.

Gilca Cinara/ Ascom SMG

Fechar