Prefeitura orienta mais de 8 mil pessoas sobre ligação irregular de esgoto no Clima Bom

Mais de oito mil moradores receberam as equipes. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Uma ação socioambiental da Prefeitura de Maceió orientou, até o momento, mais de oito mil moradores do bairro do Clima Bom sobre ligações irregulares na rede coletora de esgoto. A ação teve início no dia 18 de junho e segue até o dia 8 de julho. As equipes já percorreram mais de 30 ruas, dialogando com moradores de casa em casa.

Ao todo, os profissionais já percorreram mais de seis quilômetros, orientando a população local a, após as obras de drenagem e pavimentação nas vias, esperar o contato da Prefeitura junto à concessionária responsável para fazer a ligação da rede coletora à residência. As ruas visitadas têm previsão de serem asfaltadas até agosto.

Equipes dialogaram com moradores do bairro. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A prática é ilegal e passível de multas. Além disso, traz riscos ao meio ambiente e à saúde, podendo ocasionar hepatites e doenças de pele. Com a ação, os moradores puderam compreender todos os riscos que a prática ilegal pode causar, que incluem, ainda, alagamentos e transtornos às ruas.

Mais de dois mil questionários foram aplicados. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Foram aplicados mais de dois mil questionários, um para cada casa visitada, coletando dados de como está sendo a ação e quanto do objetivo de educar a população sobre os riscos da ligação clandestina de rede coletora foi atingido. Também, os questionários servem como base para saber se a residência contém fossa ou se ela está na rua. Com essas informações, será possível fazer os trabalhos necessários na região para evitar transtornos futuros.

População recebeu orientações sobre a rede coletora de esgoto. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A expectativa era atingir cerca de cinco mil moradores da região, porém a aceitação da população foi tão grande que as estimativas iniciais foram superadas. Os números são tão positivos que a Unidade de Gerenciamento do Programa Revitaliza Maceió (UGP) decidiu estender a ação na região, que se encerraria no dia 22 de junho. As visitas ocorrem sempre das 9h às 17h.

Além disso, mesmo o Clima Bom sendo um dos maiores bairros da capital, as obras da Prefeitura de Maceió no local já estão praticamente finalizadas, com 98% concluídas.

Orientações foram entregues aos moradores. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Os moradores se mostraram muito abertos a receberem nossas orientações. E nas casas em que não havia ninguém, ainda deixamos informações nas caixas de correio. Estendendo a ação, vamos ampliar ainda mais esses números, passando a mensagem que queremos de conscientização ambiental e, principalmente, de saúde pública”, disse Patrick Leite, gerente socioambiental da UGP.

Eliane dos Santos Barros conversou com técnicos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Para Eliane dos Santos, moradora do Clima Bom, a ação foi muito esclarecedora. “Se todo mundo fizer um pouco, cada um a sua parte, vamos evitar alagamentos e transtornos nas nossas ruas e riscos à nossa saúde, principalmente. Agora, estamos cientes de todos os danos que podem acontecer, e vamos esperar o contato da Prefeitura para fazer a nossa ligação de forma correta”, disse a moradora.

Equipes já percorreram mais de seis quilômetros. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Revitaliza Maceió

O Revitaliza Maceió é um programa da Prefeitura que está levando obras de saneamento, drenagem, pavimentação, sinalização de vias e acessibilidade para os bairros da parte alta da capital e litoral norte.

Atualmente, acontecem obras no Clima Bom, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia, Cidade Universitária e toda extensão do litoral norte. Esses locais também receberão as ações socioambientais. As obras são realizadas através do empréstimo de 70 milhões de dólares da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Programação

Segunda-feira, 05/07
Travessa São José
Rua Dr. Murilo Cardoso Santana
Rua dona Maria Luiza
Rua Luiz Gonzaga Barroso

Terça-feira, 06/07
Rua Recanto do Sol
Rua São José
Rua Clodoaldo Alves
Rua Cronildes de Oliveira

Ascom UGP

Fechar