Prefeito JHC recebe ônibus da vacina e reforça imunização em Maceió

Capital é a primeira cidade da América Latina a receber a unidade móvel de vacinação

Prefeito JHC recebe

O prefeito de Maceió, JHC, recebeu, na tarde desta terça-feira (8), o ônibus da vacina, que irá percorrer toda a capital nos próximos 30 dias. A unidade móvel de vacinação contra a covid-19 é a primeira da América Latina e fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha, com apoio financeiro da Mercedes Benz.

O primeiro ponto de parada do veículo foi na Praia do Sobral, que fica na Avenida Assis Chateaubriand (Pontal da Barra). Acompanhado do presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, o prefeito falou da importância desta iniciativa que irá acelerar ainda mais a imunização dos maceioenses.

“O ônibus chega em um momento muito importante, quando Maceió tem se destacado nacionalmente pela eficiência na vacinação. É motivo de muito orgulho que a Cruz Vermelha tenha nos escolhido para ser pioneira nesse processo aqui na América Latina. A partir de amanhã, o veículo estará nas ruas da cidade atendendo a quem mais precisa e salvando vidas. Nosso sentimento é de gratidão pela confiança”, declarou JHC.

A ação é um reforço à estrutura do Município para a imunização contra o coronavírus, que conta ainda com dois pontos drive-thru, seis pontos fixos e oito Unidades Básicas de Saúde.

Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió.

A estrutura montada pela Prefeitura de Maceió e a eficácia na vacinação motivaram a vinda de uma das unidades móveis existentes no mundo. Além do veículo que começará a vacinar amanhã em Maceió, uma unidade está em funcionamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“O pontapé dessa ação tinha que ser em Maceió, pela agilidade da vacinação aqui. Quando a gente encontra gestores e líderes realmente preocupados com o povo e que fazem a diferença, a gente se anima e sabe que a ajuda humanitária também vai chegar de forma mais fácil e rápida. Esse olhar de cuidado está alinhado com o nosso pensamento”, destacou Júlio Cals.

O ônibus vai circular por vários bairros de Maceió por pelo menos 30 dias, podendo ser prorrogados. “Sabemos que existem periferias na nossa cidade com um grande número de pessoas, e é preciso que a gente faça também essa busca ativa. Vamos estar no comércio, perto das grotas, nas feiras livres, próximo de quem mais precisa, para salvar o maior número de pessoas no menor tempo possível”, ressaltou o prefeito.

Programação

A vacinação iniciará nesta quarta-feira (9), às 13h, na Praça Deodoro. Na quinta-feira (10), das 9h à 16h, a unidade móvel já passa o dia na Feirinha do Tabuleiro. Já na sexta, no mesmo horário, o ônibus segue para o Mercado da Produção.

O veículo foi doado e totalmente adaptado pela Mercedes-Benz, com apoio do governo da Alemanha, e a ideia de trazê-lo ao Brasil foi da Cruz Vermelha, que irá colaborar com voluntários para a aplicação dos imunizantes.

“O presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, teve a maravilhosa ideia de trazer o ônibus para o Brasil, lutou para que iniciasse pelo Nordeste e, com isso, Maceió será a primeira cidade da América Latina a contar com a ação”, ressaltou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.

Na Praça Deodoro, a Prefeitura pretende atender lojistas, comerciantes, feirantes, permissionários e outras pessoas ligadas ao setor produtivo, atendendo a um pedido da Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Ônibus foi totalmente adaptado para ser uma unidade de vacinação. Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió.

Quem pode se vacinar

Todas as pessoas que estiverem contempladas no público-alvo convocado pela Prefeitura – atualmente, pessoas com 54 anos ou mais e os remanescentes dos grupos anteriores – podem se dirigir de forma espontânea à unidade móvel com os documentos exigidos para se vacinar. Não é necessário agendar.

Outra medida que contribuiu para agilizar a campanha foi o agendamento da vacina, iniciado no final de maio. Basta acessar o site agendavacina.maceio.al.gov.br e escolher dia, horário e local.

Fechar