Prefeito JHC participa da aula inaugural de cursos ofertados em parceria com o SENAI

No total serão oferecidas 200 vagas, sendo 100 agora e mais 100 em julho

O prefeito de Maceió,  JHC, participou, nesta segunda-feira (14), da aula inaugural de cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa vai garantir para famílias em situação de vulnerabilidade social na capital oportunidade de capacitação e de acesso ao mercado de trabalho. 

“Parcerias político-institucionais, como essa, são de fundamental importância, pois trazem especialmente para nossos jovens a oportunidade de se capacitarem, de se profissionalizarem e poder ter essa janela de oportunidades. Com isso, a gente consegue tirar essas pessoas da extrema vulnerabilidade”, pontuou o prefeito.

Prefeito JHC participa de aula inaugural de cursos profissionalizantes (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Neste primeiro momento, estão sendo ofertadas 100 vagas para os cursos de gesseiro, aplicador de revestimento, eletricista e assistente administrativo. As vagas foram disponibilizadas para maceioenses inscritos no Cadastro Único, com renda per capta de até R$ 178,00, com nível fundamental incompleto e completo. Os alunos inscritos nos cursos profissionalizantes receberão material didático, auxílio transporte e alimentação e no final do curso receberão o certificado do Senai.

O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra, afirmou que outras parcerias com a Prefeitura estão previstas.

“Estamos pegando pessoas de extrema pobreza para dar uma profissão e inserir no mercado de trabalho. Com a pandemia, isso se torna ainda mais importante, porque essas pessoas vivem em riscos de droga, e aqui tem transporte e alimentação. A nossa ideia é que essa parceria com a Prefeitura seja ampliada”, garantiu. 

Vagas foram disponibilizadas para maceioenses inscritos no Cadastro Único (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Paula Rayssa, que está inscrita no curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, afirmou que sempre teve curiosidade na área e que agora teve a oportunidade de participar do curso.

“Se não fosse essa oportunidade, eu não teria procurado nenhum curso para participar. Nunca trabalhei nessa área, mas sempre tive curiosidade e agora vou poder saber como funciona e colocar em prática. No momento, estou desempregada, mas essa é uma oportunidade de conhecimento”, afirmou a aluna.

Parceria entre Prefeitura e Senai garante para famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidade de capacitação e de acesso ao mercado de trabalho. (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Ao total, serão ofertadas 200 vagas, as próximas 100 devem iniciar em julho. No próximo mês, haverão vagas para os cursos de padeiro, confeiteiro, instalador de refrigeração e climatização doméstica e costureiro. 

“A gente pretende, tanto quanto possível,  fazer novas parcerias, fortalecendo e trazendo outros cursos para dentro dessa cesta de investimentos e de oportunidades que nós estamos fazendo. O Senai será um parceiro para que a gente tome conta dessas pessoas, invista em recursos humanos, dê oportunidade para essa gente, fazendo gestão de empresas, podendo trabalhar inclusive”, concluiu o prefeito JHC.

Qualificação profissional vai gerar oportunidades para quem está em vulnerabilidade social (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, essa qualificação profissional irá gerar grandes oportunidades para que aqueles que estão em extrema vulnerabilidade.

“Queremos transformar a vida dos nossos usuários, em especial os do Cadastro Único. Queremos ver a formação profissional trazendo ascensão social para centenas de famílias maceioenses. Já estamos entrando em contato com a iniciativa privada para que possa absorver esses novos profissionais no mercado de trabalho”, disse Carlos Jorge.

Fechar