Prefeito JHC e ministro do Turismo visitam obra de restauração da Igreja dos Martírios

Gestor destaca importância do templo para a cultura e a história de Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, visitou, nesta segunda-feira (14), as obras de restauração da Igreja Bom Jesus dos Martírios, no Centro da cidade. Acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, que estiveram no Estado para inaugurar obras, o prefeito destacou a importância da preservação do prédio.

“Essa igreja é parte importante da história e da cultura da nossa cidade, um patrimônio de Maceió. Por isso, todo esforço está sendo feito para devolvê-la aos maceioenses completamente restaurada”, disse JHC.

Prefeito JHC e ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

O ministro Gilson Machado assegurou que a igreja será recuperada. “Cada dia é uma entrega diferente. O nosso governo não para. O dinheiro do pagador de imposto brasileiro serve ao brasileiro”, afirmou o ministro. Ele também esteve em Marechal Deodoro, onde, juntamente com a presidente do Iphan, inaugurou a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Prefeito JHC destaca importância da Igreja dos Martírios para a cultura e a história de Maceió (Foto: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

História

Fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica, a Igreja Bom Jesus dos Martírios é o único templo do Nordeste a apresentar este arranjo singular de características.

Mais que um monumento notável do ponto de vista arquitetônico, a edificação é um espaço de convivência e religiosidade para os maceioenses. O Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, investe aproximadamente R$ 4,7 milhões em obras na Igreja a fim de devolvê-la restaurada para a comunidade e visitantes. Iniciadas em janeiro de 2020, as intervenções estão previstas para terminar em junho deste ano.

Fechar