Prefeito de Maceió, JHC, acompanha vacinação de agentes trânsitos

Foto: Edvan Ferreira

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou o início da vacinação dos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, que começaram a ser imunizados contra a covid-19 nesta quarta-feira (26), na sede da SMTT, que fica no Tabuleiro dos Martins. O primeiro vacinado do órgão foi Marcius Wamberto, que ficou quase um mês internado após complicações da doença.

“Fui internado em dezembro e fiquei 27 dias. Passei 10 dias entubado. Tive algumas complicações renais e comprometimento pulmonar, que chegou a 90%. Além disso, tive duas paradas cardíacas, mas graças a Deus fui reanimado. Perdi mais de 40 quilos devido ao agravamento da doença e passei mais de 40 dias de fisioterapia. Precisei reaprender a caminhar, tomar água e sofri muito com isso”, relatou o agente.

Agente Marcius Wamberto, primeiro agente da SMTT a ser vacinado. Foto: Edvan Ferreira

O prefeito JHC agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais que estão nas ruas e atuando também na vacinação da população. “Vale lembrar que eles estão presentes mesmo em período de corujão 24 horas, debaixo de chuva, de sol, sempre em contato com a população de forma gentil, orientando as pessoas que chegam e precisam de um suporte. Hoje eles compõem a linha de frente da vacinação na nossa capital. E a vacinação é muito importante, porque traz segurança para esses guerreiros que estão todos os dias na linha de frente e voltam para suas casas muitas vezes angustiados, mas que agora conseguem ter uma tranquilidade de exercerem seu papel e sua função, claro que ainda tomando todos os cuidados, mas a gente vence uma etapa significativa”, disse o prefeito, agradecendo ao superintendente André Costa pelo trabalho desempenhado.

Prefeito JHC e superintendente de Trânsito de Maceió, André Costa. Foto: Edvan Ferreira

Para o superintendente de Trânsito de Maceió, André Costa, receber a vacina é trabalhar com mais segurança. “Nosso objetivo é vacinar todos os agentes de trânsito; temos cerca de 250 agentes efetivos do órgão. Eles têm trabalhado diariamente nos postos de vacinação; tendo contato direto com o cidadão, orientando as pessoas que chegam. E esse é o nosso trabalho maior como integrantes da segurança pública: atender e proteger a população”, pontuou.

Para Marcius, o primeiro agente vacinado, a vacinação da categoria é um momento muito importante. “É uma honra e uma alegria imensa receber a primeira dose da vacina. Nunca passei por uma doença com tanta gravidade, vivi de novo. Quero agradecer a Deus e a todos por esse momento, é um gesto muito grandioso da gestão que reconheceu e lembrou de mim”, enfatizou o agente que atua na SMTT desde 2013.

“Estou passando por um momento difícil, pois perdi um parente, meu padrinho. É o primeiro parente que faleceu com essa terrível doença”, completou Marcius, ressaltando a esperança com a vacinação.

Direito à vacinação

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, que trata sobre a Segurança Pública, a segurança viária é exercida para a preservação da ordem pública e da isenção de danos para as pessoas e o seu patrimônio nas vias públicas.

Os agentes de trânsito são integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que também é composto pelos agentes penitenciários, pelas guardas municipais e pelos demais integrantes estratégicos e operacionais, que atuam nos limites de suas competências, de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.

Fechar