Ouvidoria do SUS realiza planejamento para dar celeridade às demandas dos usuários

Encontro reuniu as principais diretorias e coordenações da saúde municipal

A Ouvidoria do SUS de Maceió promoveu, nesta terça-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, um encontro com representantes das maiores diretorias e coordenações do órgão para alinhar processos de trabalho. A reunião teve o intuito de estabelecer um fluxo para que as demandas dos usuários dos serviços de saúde, que chegam até a Ouvidoria, sejam respondidas e resolvidas de forma cada vez mais célere.

Foto: Ascom /SMS

Segundo a ouvidora do SUS, Josiene Moreira, a Ouvidoria tem a responsabilidade de encaminhar para cada área as demandas que são de sua responsabilidade.

“Todas essas áreas, que chamamos de sub-redes, nos respondem através do sistema informatizado Ouvidor SUS, que desde que passou a funcionar deu muita agilidade ao nosso trabalho, que antes era feito por meio de papel e burocracia, e acabava atrasando a resposta que precisávamos dar aos usuários”, afirma.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS. Foto: Ascom/SMS

Ainda segundo ela, a partir do momento que as sub-redes recebem as dúvidas, sugestões, reclamações dos usuários, a Ouvidoria monitora os prazos e respostas que serão dados.

“Com todo esse processo, prezamos sempre pela agilidade e resolutividade de cada uma dessas manifestações. É isso que buscamos sempre deixar claro”, completa Josiene Moreira.

Foto: Ascom/SMS

Participaram da reunião, representantes das seguintes sub-redes: Direção de Gestão Administrativa, Diretoria de Vigilância em Saúde, Direção de Assistência à Saúde, Coordenação Geral de Vigilância Sanitária, Coordenação Geral dos Distritos Sanitários, Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica e Gerência de Atenção Psicossocial.

Como funciona o fluxo?

O primeiro passo é o recebimento e análise das manifestações dos cidadãos, onde é feita a avaliação e classificação da demanda. Em um segundo momento, é feito o encaminhamento para o setor responsável; em seguida, é realizado o monitoramento e o controle de prazos, para garantir que a resposta final que será dada aos usuários.

Sobre a Ouvidoria do SUS

Instituída em 2006, a Ouvidoria do SUS de Maceió se tornou o principal canal de comunicação, transparência e controle social entre a população de Maceió e a gestão pública de saúde.

Maceió, devido ao bom trabalho desenvolvido no atendimento e resolução das demandas de usuários do SUS por meio dessa ferramenta de gestão, se tornou um referencial de qualidade, podendo ser a primeira Ouvidoria do SUS a ganhar o selo no Brasil, passando, inclusive, por um processo de Acreditação Institucional junto ao Ministério da Saúde e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Ana Cecília da Silva / Ascom / SMS

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