Outubro Rosa: Saúde tem dia de atendimento ginecológico a servidoras municipais

Atividade contou com prescrição de exames de rastreio de câncer de colo uterino e de mama

A Secretaria de Saúde de Maceió ofertou, na manhã desta quarta-feira (6), assistência médica ginecológica para servidoras que atuam no órgão municipal. A ação faz parte da campanha anual Outubro Rosa, dedicada à prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O momento contou com exame físico e prescrição de exames de rastreio de câncer de colo uterino e de mama.

Atendimento contou com exame físico e prescrição de exames preventivos. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/SMS

A gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Silvia Melo, fez o atendimento das servidoras e informa que a iniciativa foi  uma forma de oferecer um dia de cuidado àquelas que cuidam da população diariamente.

“São profissionais que têm a missão diária de zelar pela saúde das outras pessoas e, hoje, queríamos inverter esse quadro e cuidar de cada uma dessas mulheres, escutando, com carinho, cada queixa para poder orientar corretamente a conduta ideal que as leve a ter maior bem-estar e saúde”, destacou.

Ginecologista e gerente de Atenção à Saúde de Maceió, Silvia Melo. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/SMS

Para estimular as servidoras a concluírem seu ciclo de autocuidado, com a realização dos exames prescritos na consulta ginecológica, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, no dia, o agendamento imediato dos exames de rastreamento prescritos para todas as mulheres que estiveram presentes.

Assistente Social da Saúde há 25 anos, Rita Leone foi uma das mulheres atendidas na ação e disse que o dia funcionou como um estímulo para que ela retomasse o cuidado com sua saúde. “Senti essa ação como um presente carinhoso ofertado a nós, servidoras e por isso, estou aqui. Poder ter acesso a atendimento médico no próprio local de trabalho me faz sentir especial e tenho certeza de que esse atendimento será de grande relevância para que eu possa saber como está minha saúde e poder me cuidar de forma adequada”, pontuou Rita. 

A Assistente Social, Rita Leone, se mostrou satisfeita com a ação nesta quarta-feira. Foto: Polyanna Monteiro. Ascom/SMS

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Este ano, Maceió traz como slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” para estimular o autocuidado e a realização de exames para rastreamento do câncer de mama. Além de divulgar as atividades nos meios de comunicação para a conscientização da população sobre o tema, durante o mês de outubro, ações voltadas à saúde da mulher serão intensificadas em todas as unidades de saúde da capital.

A campanha envolve todas as secretarias e órgãos municipais, além de instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, haverá consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades e ações como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do município.

Maceió também ofertará, no dia 23 de outubro – o dia D da campanha Outubro Rosa –, atendimentos com profissionais da saúde nas oito Unidades de Referência de Maceió. Durante este dia, serão ofertadas vagas para atendimento médico, realização de citologia, teste rápido e vacinação, dentre outros serviços.

Confira aqui a programação do Outubro Rosa em Maceió.

Polyanna Monteiro / AscomSMS

Fechar