NOVA ERA! Governador faz balanço e destaca integração com o Legislativo

Na abertura dos trabalhos do 3º ano Legislativo da 19ª legislatura, nesta quinta-feira, 18, o governador Renan Filho destacou o trabalho essencial do Parlamento alagoano no enfrentamento das crises sanitária e econômica que assolam o Estado, em decorrência da pandemia da Covid-19. A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor. Dentre as principais leis apreciadas e aprovadas pelo plenário da Casa de Tavares Bastos, foram destaques na fala do governador, a que possibilitou a realização do leilão histórico dos serviços de fornecimento de água e esgoto de Maceió e Região Metropolitana; a que criou o Programa Criança Alagoana – Cartão Cria, para o qual serão destinados cerca de R$ 18 milhões por mês; a reforma previdenciária que permitiu maior capacidade de investimentos para o Estado, criando condições para a realização de novos concursos nas diversas áreas; e o reajuste tributário, que permitiu maior solidez fiscal e beneficia o setor agropecuário.

As dificuldades na área da saúde e na economia, em virtude da pandemia do coronavírus, foi o ponto de partida do pronunciamento do governador Renan Filho, que esteve no plenário da Assembleia para apresentar seu plano de governo, conforme estabelece a Constituição estadual. “Alagoas gostaria de passar incólume a esse período, mas não teve jeito. Vimos Brasil afora as pessoas perderem empregos, passarem dificuldades na vida pessoal; vimos as pessoas adoecerem, buscar tratamento médico e não encontrar; vimos o Brasil e o mundo sentirem a falta de insumos básicos para promoverem a saúde; vimos a economia mundial despencar”, observou o governador, acrescentando que esse foi um período nunca visto na história recente. “Mas, aqui em Alagoas, em meio a tantas dificuldades, nós geramos empregos em 2020. Por alguns fatores, mas sobretudo pela ajuda do auxílio emergencial que o País concedeu à população”, disse.

Segundo Renan Filho, o ano de 2020 terá uma queda de PIB (Produto Interno Bruto) em torno de 4% e que a tendência é de que Alagoas não tenha queda em seu PIB, ou que, se houver, seja no menor patamar e, nesse caso, pode ser o único estado do País com a menor queda em seu Produto Interno Bruto. “Isso é muito significativo e é motivo de satisfação para todos nós que compomos os Poderes constituídos do Estado. Porque o enfrentamento a essa pandemia foi feito conjuntamente”, declarou Renan Filho, acrescentando que em todas as oportunidades que o Executivo precisou enviar qualquer tema relacionado à pandemia ao Legislativo, este apresentou total apoio. “Reunimos em todos os momentos a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça para tomar as decisões mais importantes, porque num cenário como esse é importante a integração de todos os Poderes”, reforçou o chefe do Executivo.

De acordo com Renan Filho, novos investimentos para a construção de hospitais, novas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e realização de concursos públicos estão previstos para 2021. Outras áreas da administração pública, como segurança, educação, assistência social e infraestrutura também devem ser prioridade do Governo para este ano.

O post NOVA ERA! Governador faz balanço e destaca integração com o Legislativo apareceu primeiro em Repórter Maceió.

Fechar