NO EXTERIOR – Revista americana destaca Santa Casa como 2º melhor hospital do NE

No Brasil, instituição ocupa a 19º colocação

Imagem da Internet

A revista norte-americana Newsweek divulgou um ranking dos Melhores Hospitais do Mundo e, de acordo com a avaliação de profissionais da medicina, a Santa Casa é o segundo melhor hospital do Nordeste. Ao lado do IMIP, de Recife, que está na 9º posição, com uma pontuação de 83,4%, a instituição foi inserida no top 20, conquistando a 19ª posição com 80% da nota.

De setembro a novembro de 2019, a Statista, em colaboração com a GeoBlue, convidou dezenas de milhares de profissionais médicos (mas também gerentes de hospitais e outros profissionais de saúde, por exemplo, enfermeiros) nos 21 países selecionados para uma pesquisa online.

A pesquisa foi promovida com rankings baseados em recomendações de profissionais médicos, resultados de pesquisas com pacientes e indicadores-chave de desempenho médico. Para entrar na avaliação, os hospitais tinham que ter capacidade para pelo menos 100 leitos de internação.

O médico e provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, comemora mais uma conquista da instituição. “É mais um momento grandioso para a Santa Casa de Maceió. Temos que creditar isto ao esforço desenvolvido pelo excelente corpo médico e funcional da instituição, que, nesses 168 anos de existência, vem oferecendo a melhor assistência à população alagoana, qualidade reconhecida internacionalmente”.

A seleção foi feita com base no padrão de vida / expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados. O ranking dos Melhores Hospitais 2020 do Mundo lista instituições de 21 países: EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Israel, Coréia do Sul, Japão, Cingapura, Índia, Tailândia, Austrália e Brasil.

Outras conquistas

Aos 168 anos de fundação, comemorados em 2019, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi recertificada na Acreditação Nacional – ONA e na Acreditação Internacional Canadense – Qmentum, ambas avaliadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma instituição Acreditadora credenciada e renomada no Brasil. As avaliações são feitas por meio de traccers, entrevistas com paciente e familiares/cuidadores, análise de prontuários e de documentos institucionais, além da avaliação das instalações e maquinário.

Com a recertificação, a Santa Casa de Maceió está no seleto grupo de 172 hospitais Acreditados com Excelência, dos quais apenas 19 são do Nordeste, entre eles seis da Bahia, dois de Sergipe, três de Pernambuco, quatro do Ceará, um da Paraíba, dois do Maranhão, e a Santa Casa de Maceió, única de Alagoas.

Fechar