Maio Amarelo: Campanha aborda respeito e responsabilidade no trânsito

Objetivo é reduzir os índices de morte e acidentes nas vias

Campanha ocorre no mundo todo durante o mês. Foto: Ascom SMTT

Este ano, a Campanha Maio Amarelo tem como tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”. Por conta da pandemia, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) optou por uma campanha visual. Abrigos de ônibus e outdoors receberam as mensagens de conscientização, além de outbus e das redes sociais da Prefeitura.

Pedro Ângelo conta que presencia acidentes com frequência. Foto: Ascom SMTT

Pedro Ângelo, mora no Jacintinho e trabalha no Tabuleiro do Martins. Em seu deslocamento diário, ele conta que presencia acidentes com frequência. “Essa é uma ação extremamente necessária para conscientizar pedestres, ciclistas e condutores. Indo para o trabalho, eu vejo muitas ocorrências, principalmente com ciclistas, já que os motoristas não respeitam a distância de segurança. Tem muita gente que é habilitada e parece que esqueceu as normas de trânsito, essa campanha vai ajudá-los a lembrar”, comentou.

As infrações causam diversos transtornos à mobilidade urbana e à fluidez viária, a exemplo do estacionamento em locais indevidos, que dificulta a circulação dos ônibus do transporte coletivo. Além disso, a falta de atenção dos condutores faz com que vidas se percam todos os dias, em decorrência de acidentes de trânsito.

Aposentado, Edvaldo avalia positivamente a ação. Foto: Ascom SMTT

“É uma iniciativa bastante válida e a mensagem é bem importante, pois orienta e conscientiza. Espero que as pessoas reflitam, se tornem mais precavidas e dêem mais valor à vida”, avaliou o aposentado, Edvaldo Urubá.

Para o superintendente da SMTT, André Costa, a ideia é fazer com que a reflexão seja provocada ao maior número de pessoas. “Preservar vidas é o objetivo da campanha. Responsabilidade e respeito são primordiais para um trânsito mais seguro, humano e livre de acidentes. Torcemos para que essa ação provoque a reflexão em cada pessoa que for alcançada”, finalizou.

Objetivo é garantir respeito no trânsito. Foto: Ascom SMTT

Registros de acidentes em Maceió

Nos primeiros quatro meses de 2021, 14.865 infrações foram registradas na capital. As conversões proibidas e o uso indevido do celular lideram a lista das autuações mais recorrentes. No mesmo período, 414 acidentes foram contabilizados nas vias de Maceió.

Ascom SMTT

Fechar