Maceió inicia última fase de vacinação contra a Influenza na sexta (18)

A cidade já imunizou 91.329 integrantes dos grupos prioritários até essa quarta (15)

Foto: Polyanna Monteiro/Ascom SMS

A última fase de vacinação contra a Influenza tem início na próxima sexta-feira (18) e segue até o dia 9 de julho. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de ter imunizado 53.313 maceioenses ao final da etapa. Até essa quarta-feira (15), foram vacinados 91.329 integrantes dos grupos prioritários. Esta semana, o maceioense poderá contar com vacinação também no sábado (19).

O público-alvo são pessoas com comorbidades (confira lista aqui), com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e Longo Curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Sandra Ferreira, técnica da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, fala sobre a importância da vacina e faz uma chamamento para que a população compareça aos pontos de vacinação o quanto antes.

“Nossa cobertura vacinal está muito abaixo do estimado pelo Ministério da Saúde, mas isso ainda pode mudar. Mesmo aqueles que integram grupos pertencentes às fases anteriores podem se dirigir às unidades de saúde para se vacinar. Só com a vacina nós conseguimos diminuir o número de casos de pessoas acometidas por essa doença que ainda é bastante preocupante em nível mundial”, pontuou.

Vacinação acontece em 53 unidades de saúde

Para serem imunizados, os públicos devem se dirigir a uma das 53 unidades de saúde que estão aplicando a vacina munidos do cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. 

Puérperas também precisam levar a certidão de nascimento do filho/filha, cartão de gestante ou documento emitido pelo hospital que realizou o parto.

Trabalhadores da saúde devem apresentar documentação que comprove o exercício profissional atual, a exemplo do contracheque, declaração emitida pelo estabelecimento de saúde onde atua ou carteira do respectivo Conselho Profissional.

Confira aqui as unidades.

Recomendações para recebimento do imunizante

A vacina contra a Influenza pode ser administrada na grande maioria dos casos. Dentre as poucas contraindicações para o recebimento, estão as pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram algum tipo de reação severa (anafilática) a doses anteriores do imunizante.

Outra recomendação importante, feita pelo Ministério da Saúde, diz respeito ao intervalo necessário entre o recebimento da vacina contra a Covid-19 e da Influenza, que é de 14 dias. 

Vacinação no sábado

No próximo sábado (19), a Prefeitura de Maceió estará com nove unidades de saúde em funcionamento para realizar o serviço. Os locais estarão funcionando das 8h às 16h.

Confira abaixo a relação das unidades abertas para vacinação no sábado:

– Unidade de Referência em Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (II Centro) , Poço;
 – Unidade de Referência de Saúde Roland Simon, Vergel do Lago;
– Unidade de Saúde da Família José Araújo Silva, Jacintinho;
–  Unidade de Referência em Saúde da Pitanguinha, no Farol;
–  Centro de Saúde Dr. Hamilton Falcão, Benedito Bentes;
– Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão, Tabuleiro do Martins;
– Unidade de Saúde Dr. João Marcário de Omena Filho, no Santos Dumont;
– Unidade de Saúde Dr. Djalma Loureiro, Clima Bom;
– Unidade de Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, em Riacho Doce.

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

Fechar