Guardas Municipais passam por curso anual de aperfeiçoamento

Estágio de qualificação profissional é uma exigência do decreto n° 9847 que determina a atualização das práticas e funções com um curso anual

Guardas Municipais passam por curso anual de aperfeiçoamento. Foto: Patrick Fernando

A Guarda Municipal de Maceió iniciou, na segunda-feira (5), ao seu curso anual de qualificação profissional. A turma composta por 30 guardas municipais estará participando de diversas aulas com conteúdos voltados às atividades cotidianas dos guardas e atualização dos métodos de uso da arma.

Aperfeiçoamento é uma exigência do decreto nº 9.847, que determina que os guardas municipais devem ser submetidos a estágio de qualificação profissional por, no mínimo, 80 horas ao ano, 52h de aula prática e 28h de conteúdo teórico que será aplicado por Ensino a Distância (EAD).

Entre os módulos do aperfeiçoamento estão técnicas de abordagem, técnica de tiro, armamento e tiro, mobilização de algemação, defesa pessoal, técnica de salvamento aquático e Atendimento Pré-hospitalar tático.

No primeiro dia, os guardas passaram pelo módulo de armamento e tiro, aplicado pelo guarda municipal e instrutor de tiro, Ricardo Silva.

“Foram executados 10h de aula das quais duas foram destinadas a parte teórica com abordagens de temas como a evolução histórica das armas de fogo, classificação e nomenclatura da arma de fogo, regras de segurança para o manejo, transporte e guarda da arma de fogo, tipo de munição e aplicações. Na parte prática foram ministradas as matérias de fundamentos de tiro, manejo e condução da arma de fogo, manutenção de armamento e experiência prática do tiro realizados no estande. Foram efetuados 100 disparos em pé, ajoelhado e em movimento”, explicou ele.

Para o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, a capacitação proporciona aos servidores da Guarda, instruções relevantes relacionadas às atribuições que eles desempenham diariamente.

“É muito importante ter os nossos guardas atualizados e mantê-los sempre qualificados para o exercício de suas funções da melhor maneira possível, para assim atender a população com eficiência e conhecimento aplicado”, completou. O 30 guardas que participam da qualificação passaram por exame psicotécnico e foram aprovados.

Amanda Lima / Ascom Semscs

Fechar