Governança discute projetos de inovação com ABDI

O secretário do Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, aproveitou a visita a Maceió do assessor técnico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberto Pedreira, para apresentá-lo as principais ações que o Município tem desenvolvido no âmbito da inovação, empreendedorismo e transformação digital. Esta pauta é a linha de trabalho adotada pelo prefeito JHC para tocar os planos da gestão.

Secretário do Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Além de conhecer as ideias inovadoras, Pedreira veio discutir parcerias e colocar em prática a execução do projeto Construção Alagoas em Rede, da Prefeitura, selecionado no Programa Digital.br da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Pauta é a linha de trabalho adotada pelo prefeito JHC para tocar os planos da gestão. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A iniciativa é de autoria da rede de instituições da qual fazem parte a Secretaria Adjunta de Inovação do Gabinete de Governança (GGOV), o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), a Federação das Indústrias (Fiea), o Sebrae e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A plataforma será lançada nesta terça-feira (20), pelo prefeito JHC, e irá proporcionar uma maior confiabilidade e amplitude na contratação de profissionais ligados ao setor, já que vai fornecer maior agilidade por meio da automatização de alguns desses processos ligados à identificação, seleção e contratação de prestadores de serviços.

Trabalho deve impactar mercado da construção civil. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O trabalho recebeu apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e deve impactar até 3 mil empresas e prestadores de serviços ligados ao mercado da construção civil.

A Construção Alagoas em Rede permite a digitalização dos processos que normalmente demandam horas de trabalho dos usuários, promovendo uma série de soluções que melhoram os processos de operação, com um sistema de recomendações para prestadores de serviços e também para compradores.

O programa Digital.br desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) teve como objetivo estimular a transformação digital do setor produtivo, com foco em micro, pequenas e médias empresas, exclusivamente na Região Nordeste.

Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Estamos muito empolgados com o projeto e com a parceria com a Prefeitura de Maceió. O prefeito JHC, desde quando era parlamentar, já se engajava em projetos de inovação, transformação digital e, por este motivo, se aproximou bastante da ABDI”, destacou o assessor técnico, durante a reunião desta tarde, que contou com representantes do Sinduscon/AL e da FIEA.

Para o secretário Antonio Carvalho, a preocupação do prefeito e, consequentemente, da atual gestão, sempre foi em pautas que envolvam a inovação. “Nos próximos dias, a equipe do GGOV vai lançar o programa de Cidades Inteligentes, desenvolvido para nortear o Município em ações concretas, vislumbrando uma transformação nos próximos quatro anos”, destacou.

Secretário-adjunto de Inovação, Davi Rossiter. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A concepção do plano da Prefeitura neste sentido foi apresentado ao assessor da ABDI pelo secretário-adjunto de Inovação, Davi Rossiter.

Thiago Gomes/Secom Maceió

Fechar