Gincana junina promove aprendizagem no ambiente educativo e online

Realizada pela Escola Municipal Arnon de Melo, a gincana promoveu vários desafios e será encerrada com “arraiá virtual”

O São João pode não acontecer de forma presencial, mas os alunos da Escola Municipal Arnon Afonso Farias de Melo, localizada no bairro do Jacintinho já garantiram o seu “arraiá virtual”. A tradicional festa junina, que acontece no mês de junho, faz parte de uma gincana que promoveu vários desafios, entre eles, o incentivo à pesquisa sobre a cultura nordestina.

A festa junina que já tem dia e hora para acontecer será transmitida de forma online via Google Meet, na próxima terça-feira, dia 22. A iniciativa surgiu durante horas de trabalho pedagógico de forma coletiva e virtual, e teve a adesão da coordenação e dos professores do 6° ao 9° ano.

Para participar da gincana os estudantes precisaram atender a cinco desafios: decoração junina, pesquisar uma música do cantor e compositor Luiz Gonzaga, pesquisar a origem e a importância do milho, tirar foto com uma roupa junina e escrever uma mensagem para alguém que goste.

Gincana junina finalizará com sorteio de três balaios

Todas as atividades foram realizadas durante a semana e entregue pela plataforma padlet. Para a coordenadora pedagógica, Somaya de Albuquerque Souza, o projeto visa promover o aprendizado de uma forma mais dinâmica. “É incentivar a criatividade nos alunos, é incentivar a participação, incentivar o uso das novas tecnologias com o padlet. Com isso, é possível sair da aula expositiva no WhatsApp e colocá-los para criar uma fantasia, criar uma decoração, pesquisar sobre o milho e criar uma mensagem para quem gosta”, explica.

Segundo Somaya, grande parte das turmas estavam engajadas e através das tarefas propostas, os alunos aprenderam sobre temas relacionados às festas juninas. Um dos momentos lembrados pela coordenadora aconteceu durante o 2° desafio, no qual muitos estudantes contaram que suas mães cantam e conhecem as músicas de Luiz Gonzaga que foram pesquisadas para a atividade.

Os desafios foram adicionados no padlet das turmas

Os alunos que participaram dos desafios poderão concorrer ao sorteio dos balaios juninos e ainda ganharão pontos nas disciplinas. De acordo com o estudante do 7° ano, Paulo Victor, o projeto lhe trouxe bons aprendizados. “Eu aprendi que para vencer a gincana temos que cumprir os desafios, e eu gostei. Aprendi também sobre a cultura junina, música, comidas típicas e as roupas”, diz o estudante.

A aluna do 6° ano, Alicia Mikaelly, que participou assiduamente da gincana afirmou que foi muito legal realizar os desafios. Ela conta que a atividade que mais gostou de fazer foi a pescaria de brinquedos com materiais recicláveis. “Estou aprendendo várias coisas, como fazer brinquedos com material reciclável. Também mandar mensagem importante para a família é muito legal, nos incentiva bastante a dar mais carinho a família”, finaliza.

Laura Barbosa (estagiária) / Ascom Semed

Fechar