Festival “Mãe Lagoa Mundaú” promove neste sábado (11) valorização da gastronomia e da cultura local

A Prefeitura de Maceió, em parceria com a ONG Gerando Falcões, em virtude do projeto Favela 3D, e o Instituto Mandaver realizam neste sábado a partir das 14h, ao lado da Cooperativa das Marisqueiras, o Festival ‘Mãe Lagoa Mundaú’, que tem como objetivo mostrar a potência do bairro Vergel do Lago, por meio da valorização da gastronomia, cultura local e de apresentar o protótipo de turismo de experiência na Lagoa Mundaú, chamado de rota do Sururu.

O evento contará com apresentações culturais de grupos locais, apresentação da rota do sururu, escolha do melhor prato de sururu e outras atrações. “O Vergel é um bairro com um imenso potencial, e que possui muita coisa para ser explorada e trabalhada, por isso precisamos desenvolver ações para propagar ainda mais sua cultura local. Com certeza será um encontro muito importante, principalmente para a comunidade local”, disse Carlos Jorge, secretário de assistência social.

Além da comunidade, estarão presentes a diretora de tecnologias sociais, Nina Rentel, o ex-secretário da cultura cidadã e de desenvolvimento social de Medellín, Jorge Melguizo, e  a presidente do Instituto MandaVer Lisania. O prefeito JHC, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula e outros secretários também estarão presentes.

Mãe Lagoa Mundaú – Evento Sustentável

A parceria com a Rigor Soluções Ambientais, traz ao evento Mãe Lagoa Mundaú a proposta de um evento sustentável, com o despertar dos convidados a refletirem sobre a importância de viver mais experiência com menos desperdício e menos resíduos. A ideia é garantir um maior aproveitamento dos resíduos gerados para reciclagem em parceria com a cooperativa de reciclagem, a COOPMUNDAÚ. Os Catadores farão em todo o evento um processo de sensibilização, triagem, catação e assim estimular a prática da reciclagem em grandes eventos através das lixeiras sinalizadas com os nomes reciclável e não reciclável. A Rigor ao final do evento entregará um relatório com a compilação dos resíduos reciclados gerados, para a divulgação das boas práticas e do impacto positivo causado com o melhor gerenciamento dos resíduos gerados e minimizando assim os impactos da destinação incorreta de resíduos em um evento as margens da lagoa.

Confira a programação

14h – Abertura do Evento

14h45 – Apresentação mandaver

15h15 – Apresentação cultural (Grupo local)

15h45 – Apresentação cultural (grupo local)

16h – Rota do sururu

17h – Melhor prato de sururu

17h45 – Apresentação

20h – Encerramento

Fechar