Escola realiza gincana do conhecimento para melhoria nos indicadores da educação básica

As atividades didáticas reuniram 108 alunos e trouxeram questões de língua portuguesa e matemática

Para fixar os conteúdos em sala de aula e incentivar bons resultados na execução da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, que teve início no mês de novembro e vai até dezembro, a Escola Municipal Dr. Haroldo da Costa realizou nesta quarta-feira (24), a “Gincana do Conhecimento”. O evento reuniu 108 alunos dos 9º anos para a realização de atividades voltadas aos componentes curriculares de português e matemática.

Atividades didáticas visaram fixar conteúdo para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Foto: Nathan Araujo/ Ascom Semed

Ao todo, foram 52 questões aplicadas, todas elas inspiradas na matriz de referência da prova Saeb, responsável por apresentar dados indicadores que constituem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.

Durante a gincana os alunos se dividiram em grupos de dez e puderam resolver questões de interpretação de textos e problemas matemáticos. Durante as atividades didáticas os alunos disputaram as medalhas de ouro, prata e bronze.

Medalhas de prata, ouro e bronze foram premiações para os alunos. Foto: Nathan Araujo/ Ascom Semed

Uma das responsáveis pela idealização do projeto, a coordenadora pedagógica da escola, Ritta Peixoto, explica a importância do incentivo proporcionado pela gincana para a fixação do conteúdo aprendido em sala de aula.

Coordenadora Ritta Peixoto foi idealizadora do projeto. Foto: Nathan Araujo / Ascom Semed

“Amanhã a escola fará a prova Saeb, pensando nisso, nós idealizamos a gincana do conhecimento com o objetivo maior de revisar o conteúdo dos componentes curriculares de línguas portuguesa e matemática fazendo de uma forma lúdica e fugindo do cotidiano escolar desses alunos. Nós entendemos que nessa idade a competição é algo muito decorrente na vida deles, então resolvemos trazer essa dose de competitividade para que eles possam fazer toda essa revisão através do lúdico”, disse Ritta.

O professor de língua portuguesa Diego Lacerda, ressaltou que a Gincana do Conhecimento além de proporcionar a revisão para os alunos também os aproxima do ambiente escolar.

“O evento estimula os alunos a revisarem os conteúdos e as habilidades e competências necessárias para realizar a prova Saeb. Com a gincana buscamos também incentivar os alunos a participarem do espaço escolar e dos momentos de interação que foram escassos após o momento de pandemia. Essa é mais uma forma de estimular nos alunos o trabalho em equipe e a atenção para a realização da leitura e resoluções de problemas temáticos”, disse o professor.

A aluna Joyce Naiara diz que está ansiosa por novas edições. Foto: Nathan Araujo/ Ascom Semed

Contente em participar da gincana, a aluna Joyce Naiara Araújo, diz que se sente feliz em participar das atividades. Ela ressalta ainda que deseja participar de uma nova edição. “Estou achando um projeto muito divertido, está encaixando o conhecimento com a diversão. Espero novas edições, estou muito ansiosa, pois me identifiquei muito com as atividades voltadas à Língua portuguesa”, disse Naiara.

Nathan Araujo (estagiário) – Ascom/Semed

Fechar