Educação lança edital interno para contratação de formadores, coordenadores e tutores para formação continuada

Apenas servidores da rede poderão participar da seleção; inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 30

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, nesta sexta-feira (19), um edital interno para a contratação temporária de 78 novos formadores, coordenadores e tutores para atuação nos programas de formação continuada de profissionais da rede municipal de ensino de Maceió.

Servidores da rede municipal poderão participar de processo seletivo. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

Com duração de um ano e possibilidade de renovação por mais um ano, a contratação dos profissionais busca suprir uma necessidade de formadores para atuar na política de formação continuada dos profissionais da educação dos eixos pedagógicos e administrativos da rede municipal.

Para participar do processo seletivo interno, o candidato deverá, obrigatoriamente, ser servidor efetivo da rede e dispor de 20 horas para além da sua carga horária, para atuar nas ministrações de formação continuada. Além disso, o participante deverá dispor de especialização em educação e atender os demais critérios de especificidades dispostos no edital.

A seletiva dos candidatos será feita em três etapas, sendo a primeira uma análise de currículo, a segunda uma entrevista com o profissional e a terceira uma análise de um plano de formação elaborado pelo candidato. Aqueles que forem aprovados na seletiva, passarão por cursos de preparação conduzidos pelo Centro Municipal de Formação da Semed.

Tânia Almeida, diretora de gestão educacional do município. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Para a diretora de gestão educacional do município, Tânia Almeida, a ação deve provocar uma renovação no processo de formação continuada. “Esta rede de formadores trará um diferencial nas ações de formação da rede em 2022, com foco em pensar na formação continuada a partir da realidade das escolas e das coordenações de etapas e modalidades. Será feito um trabalho criterioso para que a gente garanta a formação continuada e permanente dos professores da rede municipal”, afirmou a diretora

Vera Pontes, coordenadora do Centro Municipal de Formação, destaca a relevância de se promover a contratação de novos profissionais para atuar na política de formação continuada dos profissionais da rede.

“Esta seleção é extremamente necessária, uma vez que irá resultar na criação de uma rede de formadores para atuar na formação continuada dos profissionais das diferentes etapas e modalidades de educação, alcançando as categorias profissionais que atuam no eixo administrativo. O quadro de vagas traz uma diversidade de temáticas, visando selecionar especialistas em diferentes áreas do conhecimento, com sólida experiência e formação, numa perspectiva de uma educação humanizada, transformadora e inovadora”, disse.

Os interessados em participar do processo seletivo interno devem realizar sua inscrição até o próximo dia 30 de novembro, através deste link. O edital que dispõe das orientações para participação no processo seletivo está disponível no link. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do e-mail [email protected]

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

Fechar