Educação apresenta ferramenta ao PNAE para elaboração de cardápios

Com novas diretrizes para merenda da Educação Infantil, ferramenta ajudará profissionais a calcularem os valores nutricionais do cardápio

Evento será transmitido pelo canal do YouTube do FNDE – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresenta, nesta quarta-feira (30), uma ferramenta de elaboração de cardápios para merenda escolar durante o Encontro Técnico para Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2021. A responsável pela apresentação é a coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed, Anna Carla Luna.

Organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento busca trazer atualizações e informações técnicas sobre as ações de alimentação escolar e nutrição, e será transmitido pelo canal do YouTube do FNDE.

O evento contará com oficinas que ajudarão os nutricionistas das redes municipal, estadual e federal a se adaptarem a mudanças recentes nas normas do PNAE. “Os principais temas do evento deste ano são o atendimento aos alunos de creche e a agricultura familiar. Ambos os pontos foram alvos de modificações relevantes na última resolução do programa nacional, com inovações muito importantes para o cardápio das creches”, explica Anna Carla.

A nutricionista apresentará aos participantes uma ferramenta para a elaboração de cardápios, seguindo as novas diretrizes do PNAE, a exemplo da exclusão do açúcar do cardápio de crianças de até 3 anos de idade. Além da oficina da nutricionista alagoana, os participantes terão também um momento instrutivo com Liliane Beuther, de Santa Catarina, sobre a agricultura familiar no cardápio escolar.

Anna Carla conta que a ferramenta pode ser usada em qualquer fase da educação, mas o foco será no público infantil devido às modificações da resolução. “Ela apresenta os valores nutricionais da preparação dos cardápios de forma diária e semanal, e isso facilita muito a vida do nutricionista já que esses cálculos são facilitados. Geralmente, esse trabalho requer muito tempo e atenção e a ferramenta facilita muito a nossa vida”, conta a nutricionista.

O encontro inicia às 9h, com abertura de Garighan Amarante, diretor de Ações Educacionais do FNDE, e Karine Silva dos Santos, coordenadora-geral do PNAE. As atividades se estenderão até as 17h, com debates, rodas de conversa e a participação de convidados discutindo diversos temas no âmbito do programa.

Luan Oliveira (Estagiário) – Ascom Semed

Fechar