Dia Mundial sem Tabaco: data é celebrada com live sobre tabagismo e Covid-19

Nesta segunda-feira, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data que visa chamar a atenção da população para os perigos do uso do tabaco para a saúde.

Para celebrar a data, o Núcleo de Cessação do Tabagismo do II Centro realiza a live “Comprometa-se a parar de fumar durante a Covid-19” com a presença da fisioterapeuta Ana Patrícia Duarte a psicóloga Suzana Cunha. A transmissão ocorre nesta segunda (31), às 17h, no perfil do @nucleotabagismoiicentro.

Foto: Divulgação

Em Maceió, quem deseja parar de fumar, conta com uma importante iniciativa, o Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, inaugurado em 2014.

Em funcionamento no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes e UBS Durval Cortez (Prado), o Programa, desde o seu início, já atendeu mais de cinco mil pessoas.

As reuniões, que aconteciam de forma presencial e com grandes grupos, teve que passar por algumas adaptações durante a pandemia da Covid-19. Lais de Sá Carneiro, coordenadora do Programa de Cessação do Tabagismo detalha essas mudanças.

“Por conta da pandemia da Covid-19, alguns métodos de trabalho tiveram que ser adaptados para continuar atendendo aos usuários que precisam do serviço. Não estamos formando grupos grandes de forma presencial, estamos atendendo grupos pequenos. Também estamos fazendo reuniões online, atendimentos via WhatsApp e lives com profissionais de saúde”, conta.

II Centro de Saúde é um dos lugares onde os usuários podem participar dos Núcleos. Foto: Ascom/SMS

Atendimento

O acompanhamento tem duração de um ano e segue a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), por meio de livros que surgiram de vários estudos da experiência com câncer e doenças relacionadas ao tabaco.

Os usuários também passam por avaliação médica para analisar a necessidade de prescrever alguma medicação para auxiliar na tentativa do usuário largar o cigarro. Os usuários contam com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e médicos.

Como ter acesso ao tratamento

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Durante a realização do cadastro, são coletados dados pessoais e são feitas perguntas relacionadas às condições de saúde e ao vício.

Outras ações

Os Núcleos de Atividades Físicas (NAFs) do município também realizaram atividades alusivas a data ao longo da última semana de maio. Com a temática “Em que momento da vida de vocês o cigarro se fez presente?”, os profissionais de saúde do Programa de Tabagismo e educadores físicos promoveram oficinas e rodas de conversas junto aos usuários. Participaram da ação os Núcleos do Feitosa, Osman Loureiro, Fernão Velho, Rio Novo, Pitanguinha, Guaxuma e Canaã.

Usuários dos NAFs do município que participaram de rodas de conversa sobre tabagismo. Foto: Equipe – NAF

O Grupo Condutor de Promoção da Saúde também participou da campanha em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco por meio de uma roda de conversa online. A terapeuta ocupacional do Núcleo de Cessação do Tabagismo do II Centro de Saúde, Lara Sandes, falou sobre a relação entre tabagismo e Covid-19 e apresentou o trabalho realizado pelos Núcleos em Maceió.

Participaram do encontro profissionais da Gerência de Promoção da Saúde, das Unidades de Saúde, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), além de representante da sociedade civil, instituições de ensino e estudantes.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Fechar