Descarte correto de pneus inservíveis evita grandes problemas à cidade

Atitude evita entupimento das redes de esgoto, a poluição do meio ambiente e a proliferação do mosquito que causa a dengue

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas quando descartados de forma incorreta. Por isso, a Prefeitura de Maceió orienta como fazer o descarte correto do objeto: devolvendo ao fabricante/revendedor ou a borracharia onde fará a troca do pneu.

Em um verdadeiro processo de logística reversa, as empresas recebem esses pneus usados para reciclar o que for possível e eliminar os demais componentes. Afinal, estima-se que eles possam levar até 600 anos para se decompor na natureza.

Durante esse período, causam a contaminação do solo e dos rios, devido à toxicidade de seus materiais. Além disso, eles podem servir como criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, trazendo à tona um grave problema de saúde pública.

Educação Ambiental

Visando amenizar a situação do descarte incorreto e dar uma nova utilidade para os pneus, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) desenvolve um trabalho de reuso do objeto. Manuseando o material, os servidores conseguem confeccionar lixeiras, cadeiras e até utensílios de decoração.

Utensílios fabricados pela educação ambiental da Sudes com o reuso de pneus.
Foto: Ascom Sudes

Diretora de planejamento e serviços especiais, Kedyna Tavares afirma que a população precisa estar alinhada com o poder público na preservação do meio ambiente.

“Não adianta fazermos a limpeza dos locais, nos esforçarmos para preservar a natureza e o cidadão continuar a praticar o descarte irregular dos pneus. Isso causa um impacto muito grande ao meio ambiente, além de destruir áreas de convívio da cidade”, disse.

Material é utilizado para auxiliar no crescimento de árvores plantadas. Foto: Ascom Sudes
Material é utilizado para auxiliar no crescimento de árvores plantadas. Foto: Ascom Sudes

Além desse trabalho, os pneus inservíveis são usados no plantio de mudas como forma de depósito de terra e compostagem, auxiliando no crescimento da árvore. Desde janeiro, o órgão já utilizou mais de mil pneus dessa forma, contribuindo em revitalizações de pontos de lixo e dimunuindo os impactos causado pelo descarte irregular do objeto.

“Temos um trabalho de reciclagem muito legal sendo realizado pelos educadores ambientais. Buscamos dar uma vida nova para esse pneu, sendo útil na utilização em plantios de mudas nos locais onde haviam apenas lixo e os próprios pneus jogados de forma inadequada”, completou a diretora.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Caso o cidadão encontre pneus despejados de forma irregular em áreas e vias públicas, pode enviar uma foto, junto do endereço completo com ponto de referência para a Central de Monitoramento da Sudes, através do Whatsapp 98802-4834.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Fechar