CONTROLE EMOCIONAL – Psicólogas da Ufal elaboram cartilha sobre saúde mental em tempos de covid-19

Material é destinado a estudantes e traz informações sobre prevenção e atendimento

Foto: Divulgação Ufal

O distanciamento de amigos e, em muitos casos, até de familiares, as alterações na rotina, além da realidade de lidar com uma doença, a covid-19, sobre a qual ainda não se tem tanto conhecimento, têm ocasionado quadros de ansiedade em muitas pessoas.

Atenta a essa situação, a equipe de psicólogos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) elaborou a cartilha Saúde Mental em tempos de covid-19 para ajudar os estudantes da instituição durante a pandemia. “Fomos motivados a produzir algum material diante do panorama atual por saber que alguns discentes tiveram aumento ou surgimento de ansiedade”, explica Tathina Braga Netto, psicóloga que atende na unidade da Ufal em Palmeira dos Índios e é uma das responsáveis pela elaboração.

Com esse material, acrescenta Ana Carolina Costa, psicóloga do Campus do Sertão e que também participou da criação, “buscamos fornecer orientações e estratégias de enfrentamento para as possíveis implicações emocionais advindas desse período de quarentena”.

Na cartilha, de forma objetiva e didática, os profissionais de Psicologia da Ufal orientam sobre medidas de prevenção para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, além de dar dicas de como diminuir o desconforto emocional.

Outro serviço importante divulgado é o acolhimento psicológico on-line ou presencial (este só em caráter de emergência) durante a vigência do Plano de Contingência da Universidade. No material, explica Tathina, estão “nossos contatos para que as alunas e os alunos não se sintam totalmente desamparados nesse momento”.

Caso o estudante necessite de atendimento, a solicitação deve ser enviada para os seguintes endereços eletrônicos: Campus do Sertão: [email protected]; Campus Arapiraca: Unidade Palmeira dos Índios: [email protected]; Campus A.C. Simões: [email protected] Os profissionais entrarão em contato para realizar o acolhimento.

Para conferir a cartilha e saber mais, acesse o link abaixo.

Cartilha Saúde Mental

Ascom Ufal

Fechar