Conselho dos Direitos da Criança elege novos membros no dia 31

Eleição elegerá representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizará, na próxima segunda-feira (31), a eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil, que atuarão na gestão 2021-2025.

A votação será realizada das 9h às 13h na sede do CMDCA, localizada na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), na Avenida Comendador Leão, nº 1.383, no bairro do Poço.

Com o pensamento de resguardar os direitos da juventude, a presidente do CMDCA, Andrea Queiroz, afirmou que por se tratar de um órgão colegiado e de caráter paritário que conta com a participação da sociedade civil e da área governamental, o papel do conselheiro é de extrema funcionalidade no controle da política da criança e do adolescente.

“Esperamos que os futuros empossados entrem para o grupo com o desejo de unificar os poderes em mãos em função das nossos jovens. O principal critério é que além de representarem a sociedade, participem efetivamente de todas as ações que proponham a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente de nosso município”, afirmou Andrea.

Eleição acontece na segunda(31), na sede do CMDCA. Foto:Arquivo/Semas

Visando a transparência do processo, a presidente explicou ainda que a elaboração do edital foi acompanhada de perto pela comissão eleitoral, pelo Ministério Público Estadual (MPE), além de contar com alguns representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Conforme publicado em Diário Oficial, ao todo 12 instituições estão capacitadas e concorrem às sete vagas disponibilizadas pelo CMDCA. As entidades são: Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala); Associação Educacional e Assistencial Casa dos Amarelinhos (O Consolador); Centro de Defesa dos Direitos Humanos Zumbi dos Palmares (Cedeca); Família Alagoana Down (Famdown); Fundação Casa do Especial (Funcae); Instituto Beneditense Associativista (Iba); Instituto Amigos da Sopa de Alagoas (Iasal); Instituto Mais Vida; Instituto Mandaver; Lar Batista Marcolina Magalhães; Lar São Domingos;  e o Secretariado de Assistência Social Juvenópolis.

A instituição eleitora deverá apresentar, no ato da votação, ofício com nome do seu representante legal eleitor, com documento de identificação, conforme indicação do ofício. A apuração dos votos será feita a partir das 13h e o resultado será encaminhado para publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município logo em seguida. O resultado dos conselheiros eleitos será divulgado no dia 2 de junho e, posteriormente, no dia 15, os novos agentes sociais serão empossados.

Para informações adicionais ou dúvidas, os canais de atendimento da comissão eleitoral estão disponíveis das 9h às 13h. Os interessados podem entrar em contato com o número: 3312-5903, ou contatar pelo e-mail: [email protected].

Iara Alencar (estagiária)/Ascom Semas

Fechar