Cobertura da vacinação contra Influenza chega a 81,56% em Maceió

Vacina está disponível nas unidades de saúde e em seis postos de atendimento para todos os públicos

Com um total de 178.630 doses aplicadas, Maceió alcançou, nesta quarta-feira (14), o percentual de 81,56% de cobertura vacinal na campanha de imunização contra a Influenza. Destes, 62,2% se referem à meta de 90% da população do grupo prioritário definido para a ação, estabelecido inicialmente pelo Ministério da Saúde.

O percentual foi atingido após a Secretaria Municipal de Saúde colocar em prática duas medidas estratégicas: a intensificação da aplicação de doses da vacina com a realização de um “Dia D” da campanha e a ampliação da imunização para toda a população.

Secretaria Municipal de Saúde integrou a estrutura montada para imunizar contra a Covid-19 para vacinar a população contra a Influenza no Dia D. Foto: Secom Arquivo

“A exemplo de todo o país, a cobertura vacinal estava muito abaixo do esperado, então, expandimos a mobilização a todos, com a meta de reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. Mas seguimos com o foco direcionado à cobertura vacinal do público-alvo da campanha, que é mais suscetível à doença”, afirmou a enfermeira Joyce Marques, técnica da Gerência de Imunização do município.

Do total de 362.830 doses recebidas por Maceió, 178.630 já foram administradas. Em relação às doses aplicadas no grupo definido como prioritário na campanha, a cobertura se encontra da seguinte forma: crianças a partir dos 6 meses (42.360 doses – 53,41); gestantes (6.014 doses – 56,84); puérperas (840 doses – 48,30%); idosos (55.609 doses – 68,79%), trabalhador de saúde (26.261 doses – 75,88%) e professores (5.578 doses – 46,71%).

Beneficiadas com a ampliação da ação, as pessoas que atenderam ao chamamento da campanha e procuraram os pontos disponibilizados pela saúde municipal somaram 41.968 doses aplicadas às estatísticas da cobertura vacinal contra a Influenza.

Continuidade da campanha
Para aqueles que ainda não puderam se vacinar contra a Influenza, a Gerência de Imunizações do Município informa que a ação será mantida enquanto houver estoque de doses do imunizante. Para ser imunizada, a população deve se dirigir a uma das 53 unidades de saúde que estão aplicando a vacina, no horário das 8h às 17.

Além delas, há também a opção de pontos de vacinação nas áreas internas dos shoppings Parque, Pátio e Maceió – das 14h às 20h – ou ainda em pontos estratégicos como o Mercado do Artesanato (na Levada), a Feirinha do Tabuleiro e o Centro de Maceió (próximo à Igreja do Livramento) – das 9h às 16h.

“O município está disponibilizando toda estrutura necessária para que a população garanta também sua imunização contra o vírus Influenza, reforçando o cuidado com a saúde. Toda prevenção nesse momento é bem-vinda e essencial”, ressalta Joyce Marques.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Fechar