Clima Bom recebe orientações sobre riscos da ligação clandestina de rede de esgoto

A Prefeitura de Maceió, junto com a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), está realizando um trabalho educativo ambiental com os bairros que estão recebendo as obras do Programa Revitaliza Maceió. O primeiro bairro a passar pelas orientações ambientais é o Clima Bom. A intenção do programa é conscientizar sobre os riscos da ligação clandestina na rede coletora de esgoto que vem sendo implantada nos bairros da parte alta da cidade. 

No trabalho socioeducativo, os profissionais explicam sobre a importância de aguardar o contato da Prefeitura para fazer a ligação da rede coletora com as residências. A medida pretende evitar problemas como vazamento de esgoto em via pública e retorno do mesmo para as casas.

“Realmente eu não sabia que a gente tinha que esperar. Vi a rua prontinha e já achava que nós mesmos podíamos fazer a ligação. Mas agora já fui bem orientada e vamos esperar”, disse dona Teresa Amorim, moradora do bairro há 15 anos.

Trabalho de socioambiental com moradores do bairro do Clima Bom
Foto: Ascom – UGP

Os moradores das áreas que estão recebendo obras do Revitaliza Maceió são conscientizados ainda sobre os cuidados com o meio ambiente e sobre as consequências da ligação clandestina no esgotamento, que podem trazer riscos à saúde, uma vez que pode gerar doenças, além de sujeira, proliferação de odores e de insetos. A população também respondem questionários sobre proteção do meio ambiente e saúde pública.

“O trabalho que a Prefeitura está fazendo em nos orientar vai ser importante para a gente realmente esperar para poder fazer a ligação para as nossas casas e evitar que o esgoto volte para as nossas ruas. Espero que meus vizinhos se conscientizem também”, ressaltou Geraldo Brito, que mora há 20 anos na Rua da Alegria.

As ações socioeducativas ambientais tiveram início pelas Ruas Edgar de Góes, Prof. Leandro Silva, Rafaela Marquês, Terceira Travessa São José, Rua Maria Luíza Maria André da Silva, Monteiro, São José, Rua da Alegria, Recanto do Sol, Eronildes de Oliveira e Luiz Miguel dos Santos, além das avenidas Dep. Serzedelo de Barros Côrrea e Luiz Gonzaga Barros, no bairro do Clima Bom.

Os trabalhos de conscientização no bairro do Clima Bom seguem até sexta-feira (18), no horário de 9h às 16h.  

Revitaliza Maceió

O Revitaliza Maceió é um programa da Prefeitura que está levando obras de saneamento, drenagem, rede pluviais de água, esgotamento, pavimentação, sinalização de vias e acessibilidade para vários bairros da parte alta da capital e litoral norte.

Atualmente, acontecem obras nos bairros Clima Bom, Tabuleiro dos Martins, Santa Lúcia, Cidade Universitária e toda extensão do litoral norte. As obras são realizadas através do empréstimo de 70 milhões de dólares da Corporação Andina de Fomento (CAF).

Palloma Oliveira/ Ascom – UGP

Fechar