Castramóvel se consolida como importante medida de controle de zoonoses

Em funcionamento desde março, veículo auxilia no controle populacional de animais

Tão completo quanto uma sala de cirurgia, o “castramóvel” se consolidou como uma ferramenta fundamental no controle das zoonoses — doenças que passam de animais para humanos. O veículo é dotado de toda a estrutura para reforçar a castração de animais recolhidos pela Prefeitura de Maceió.

Em funcionamento desde março deste ano, o primeiro castramóvel do município vem dando suporte cirúrgico na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), na Cidade Universitária. O veículo está, no momento, estacionado no local auxiliando na ação de reestruturação do Mercado da Produção, o que inclui o resgate dos animais que viviam na região da Levada.

Veículo auxilia no controle de zoonoses. Foto: Ascom SMS

Cerca de 190 animais, entre cães e gatos, foram resgatados do Mercado e todos eles já passaram pela cirurgia de castração, tanto utilizando a estrutura do veículo quanto do centro cirúrgico da Unidade. A medida sanitária visa o controle populacional desses animais na cidade e integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos.

Samy Barros , coordenador geral da UVZ. Foto: Arquivo Secom Maceió

Samy Barros, coordenador geral da UVZ, explica como funciona o equipamento. “O castramóvel conta com duas mesas cirúrgicas, que podem ser usadas de forma simultânea por duas equipes. Cada uma delas é composta por um veterinário e um auxiliar. Contamos, também, com uma autoclave para agilizar a esterilização de todo o material utilizado; uma geladeira, caso seja necessário coletar algum material biológico; além de ar-condicionado, exaustor, caixa d’água, caixas de esgoto, balão de oxigênio, extintor de incêndio e armário. É um centro cirúrgico completo”, explica.

Concluído o projeto no Mercado da Produção, o castramóvel ficará volante em outros bairros de Maceió, prestando o serviço em pontos que necessitam da atenção da Prefeitura para o controle de animais e zoonoses.

Em breve, veículo irá percorrer outros bairros de Maceió. Foto: Ascom SMS

O coordenador da UVZ reforça, ainda, a importância da castração para a saúde de toda a população. “O controle populacional das zoonoses é o nosso alvo. Existem doenças que passam dos animais para os seres humanos e a procriação descontrolada e irresponsável só piora isso. Então, o castramóvel vem como carro-chefe no controle da reprodução e também o aumento das doenças na população”, destaca Samy Barros.

Animais estão saudáveis e castrados. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Os animais resgatados e castrados são encaminhados para adoção responsável, depois que passam por exames que os declaram aptos e saudáveis. As novas ações de acolhimento e resgate serão feitas à medida que os animais que já se encontram na UVZ encontrarem um lar.

Para conferir os cães e gatos que continuam disponíveis para adoção, acesse o link e saiba como adotar.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

Fechar