Saiba como solicitar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital

No último dia 31 de dezembro de 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou no Diário Oficial da União (DOU), as novas medidas referentes a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que agora passará a ser emitido de forma digital.

A nova medida começará a funcionar a partir de junho de 2020, em todo Brasil, substituindo a CRLV física e estabelecendo as normas previstas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Nesse caso, a versão impressa não será mais enviada por Correios aos proprietários de veículos, como sempre ocorreu.

Contudo, os proprietários de veículos poderão baixar a versão CRLV-E através das plataformas de vendas de aplicativos, como Play Store e App Store.

No entanto, é necessário que o usuário tenha em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com QR Code (estas CNH’s passaram a ser emitidas aqui no Brasil a partir de 01/05/2017).

Confira o passo a passo completo para ativar a CRLV-E em seu dispositivo móvel:

1: Vá a uma das lojas de apps mencionadas a cima e Instale o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
2: Preencha as opções referentes ao cadastro de usuários existentes no próprio aplicativo;
3: Para ter acesso a CNH Digital é necessário validar o cadastro no Portal de Serviços do Detran, tanto com o certificado digital ou pessoalmente;
4: Em relação a CRLV Digital, não há a necessidade de validação, no entanto, é preciso informar o número do Renavam e o Código de Segurança do CRV (antigo DUT) do veículo;
5: O app irá gerar uma chave de acesso com 4 dígitos (PIN);
6: Adicione os documentos (CNH Digital ou CRLV Digital);
7: Verifique os documentos adicionados

Regras de emissão do documento:

O CRLV-E mantem as mesmas regras anteriores, ou seja, só poderá ser solicitado após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais, nesse caso, causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

A versão digital do CRLV terá os seguintes dados:

1: Informações dos órgãos emissores do veículo e do proprietário (identificação do DETRAN/UF, número de série, código RENAVAM, exercício, nome do proprietário, CPF/CNPJ do proprietário, placa atual, placa anterior, nº do VIN (chassi), tipo/espécie, combustível, marca/modelo/versão, ano de fabricação, ano do modelo, capacidade/lotação, potência/cilindrada, categoria, cor do veículo, quantidade de eixos, CMT, PBT, nº de motor, tipo de carroceria, local e data da expedição e QRCode);
2: Informações do cadastro do veículo no campo do documento;
3: Informações a respeito do Departamento de Trânsito.

06/01/2020

Fechar