Mensagens que se autodestroem podem chegar ao WhatsApp em breve

No mês passado, o site WABetaInfo descobriu na versão 2.19.275 do beta do app uma função chamada “disappearing messages” (“mensagens que desaparecem”, em português), função esta que recebeu o novo nome “Delete Messages” (“apagar mensagens”, em tradução livre) na versão 2.19.348, a mais recente do beta para Android.

Ainda que o novo nome dê a impressão de que é algo que já existe no aplicativo em si (a remoção de mensagens que foram enviadas para um grupo ou contato errado), a ideia é algo muito mais próximo de filmes de espiões como Missão: Impossível e permite que você envie mensagens que se “autodestroem”; ou seja, que, depois de um tempo, são apagadas automaticamente.

Como é possível ver pelo print abaixo, a função não será totalmente customizável, e você terá algumas opções definidas de por quanto tempo a mensagem poderá ser visualizada. Atualmente, as opções disponíveis no beta são de apagar a mensagem após uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano.

Por enquanto, essa é uma função existente mas que ainda não é funcional – quer dizer que, mesmo que você já tenha acesso à versão mais atualizada do beta do WhatsApp no Android, é possível encontrar essa função no menu de opções mas ela não irá apagar suas mensagens automaticamente. Mesmo assim, já dá para conferir que quem terá acesso ao recurso serão apenas os administradores de um grupo, e não todos os usuários que fazem parte dele.

Por enquanto, ainda não se sabe quando essa função passará a funcionar efetivamente no beta, ou mesmo quando ela estará disponível para todos os usuários do aplicativo — mas é provável que a disponibilização para todos ainda demore alguns meses.

27/11/2019

Fechar