Governo garante 13º do Bolsa Família

Contrariando o que foi divulgado pela nota técnica do Congresso, que não há recursos suficientes para cumprir a promessa do pagamento do 13º salário do Bolsa Família, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nessa quarta-feira (20), que o recurso extra está totalmente garantido.

Otávio explicou que em uma conversa como o ministro da Cidadania, Osmar Terra, foram esclarecidas algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Ele afirmou que “os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro”.

Uma matéria vinculada no jornal Folha de S. Paulo, nessa quarta, apontou que os recursos do programa são insuficientes para cumprir com a promessa. Ainda segundo a reportagem, técnicos do Congresso afirmam que orçamento do programa tem buraco de R$ 759 milhões.

Caso a reserva do programa Bolsa Família seja de fato insuficiente, o Ministério da Cidadania pode remanejar dinheiro de outras áreas. Por meio da sua conta no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro classificou a reportagem como fake news.

“Jornaleco não vive sem MENTIR. Suspendi minha assinatura e muitos empresários têm cancelado contratos publicitários nesse jornal campeão de fake news e desinformação”, escreveu o presidente.

Atualmente, o Bolsa Família atende cerca de 13,5 milhões de famílias – a maior parte, cerca de 7 milhões, está no Nordeste – que vivem em situação de extrema pobreza, e a 13ª parcela do benefício foi uma das promessas de campanha eleitoral de Bolsonaro.

Quem tem direito ao 13º salário do Bolsa Família?

Todos os beneficiários cadastrados terão direito ao benefício. Cerca de 13,9 milhões de famílias estão aptas a receber o 13º salário do Bolsa Família, independente do valor que recebem mensalmente.

Se sua situação está irregular ou seu benefício está bloqueado, procure regularizar sua situação. Confira o cronograma de pagamento para o mês de dezembro:

10/12 – Final do NIS 1
11/12 – Final do NIS 2
12/12 – Final do NIS 3
13/12 – Final do NIS 4
16/12 – Final do NIS 5
17/12 – Final do NIS 6
18/12 – Final do NIS 7
19/12 – Final do NIS 8
20/12 – Final do NIS 9
23/12 – Final do NIS 0

21/11/2019

Fechar