Confira a lista de itens permitidos e proibidos no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma grande oportunidade de ingressar um curso superior, seja em instituição pública ou privada. Por isso, no dia da prova os candidatos devem ficar atentos e tomar todas as medidas possíveis para não ser eliminado do exame.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. Neste ano, 5,09 milhões de inscrições foram confirmadas. As provas serão aplicadas em 1.727 municípios.

Nessa edição do exame, inclusive, há uma regra inédita: será eliminado, o estudante cujo aparelho eletrônico emitir qualquer som, como toque, alarme ou mensagem. Para ajudar você, o BR104 preparou uma lista com algumas dicas e itens que são permitidos e proibidos no local de aplicação da prova; confira:

1. Não sair de casa em cima da hora: No caminho para local de provas tudo pode acontecer, desde um pneu furado até um congestionamento nas proximidades do local em que será aplicado o Enem.

2. Não esqueça o documento de identidade: Apesar de outros métodos de identificação adotados pelo Inep, como a biometria, o documento de identificação oficial e com foto é o único que permite aos estudantes ingressar na sala de provas do Enem.

3. Não deixe de se alimentar: Apesar de não exigir esforço físico, ir às provas do Enem sem ter se alimentado bem pode lhe causar mal-estar. Vale ressaltar que, comer bem não significa comer muito.

4. Não leve objetos proibidos para as provas: Todo e qualquer objeto eletrônico é proibido durante as provas, exceto aqueles cujo uso tenha sido solicitado por pessoas com deficiências, como aparelhos auditivos, por exemplo.

5. Não perca tempo com as questões mais difíceis: Ao contrário, ganhe tempo resolvendo as consideradas mais fáceis e use o tempo final para buscar solução para as outras.

6. Não rasure o cartão de respostas: Tenha certeza das opções antes de marcar, pois qualquer rasura ou marcação dupla pode ocasionar a anulação da resposta.

7. Não tente sair com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais: O candidato que se portar assim poderá ser eliminado do exame. Caso termine a prova antes dos 30 minutos finais, espere sentado até o horário permitido ou saia sem o caderno.

Itens permitidos

1. Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

2. Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.

3. O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

Itens proibidos

1. Documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.

2. Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

3. Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.

4. Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

5. Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado.

6. Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

29/10/2019

Fechar